segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dicas de prospecção: Sem Qualificação não se prospecta



Quando comecei a prospectar clientes, lá em meados de 2001 pensei que bastava pegar uma lista e telefonar. Foi meu primeiro erro. Pelo dicionário qualificar significa: classificar, reunir condições de. Logo, para prospectar clientes é necessário identificar se a empresa/cliente REÚNE CONDIÇÕES de serem compradores do nosso produto/serviço. Eu separo esta etapa da prospecção B2B em: Pré qualificação e qualificação. A pré qualificação vai além da organização das listas por porte, segmento, etc. É  um olhar one-to-one. É a análise do site, a busca por informações do segmento no Google Alerts, até a busca por decisores nas redes sociais.  E na pré qualificação que devemos nos perguntar: “Essa empresa usa meus produto/serviços?” “Esta empresa PRECISA dos meus produtos/serviços?” Já a qualificação no processo B2B  pode ser realizada durante a abordagem ou reunião  para entender os processos, o potencial de compra, ou seja, informações pertinentes que não é possível conhecer na pré qualificação. Muitos vendedores reclamam da falta de tempo para a pré qualificação, mas atirar para qualquer lado, errar no potencial do cliente, fazer inúmeras ligações para empresas que sequer usam o produto não é desperdiçar tempo?

Fica a dica e sucesso!


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