Em tempos de crise e com as dificuldades em prospectar novos clientes, você já olhou para a sua carteira de inativos e clientes perdidos?
Quantos inativos você tem? Quantos clientes você perdeu nos últimos meses ou anos? Por que esses clientes deixaram sua empresa e hoje estão negociando com concorrentes?
Em 2012 eu escrevi um artigo sobre estratégias de recuperar clientes inativos e perdidos, mas atualmente, diante deste momento em que vivemos, recuperar clientes ou alavancar as vendas para aqueles que estão inativos se tornou crucial e esse assunto tem que ser abordado novamente!
Em primeiro lugar existe uma diferença entre inativos e perdidos:
Cliente Inativo:
Cliente inativo é aquele que dá sinais claros de que está deixando de consumir o produto e/ou serviço da sua empresa, mas ainda não trocou você pelo concorrente.
Cliente Perdido ou ex-cliente:
É aquele que por motivos diferentes migrou definitivamente para a concorrência. Os motivos geralmente são:
- Preço
- Prazo de entrega ou agilidade
- Qualidade
- Atendimento
- Condições de pagamento
- Novas tecnologias
Para realizar uma campanha de recuperação de clientes inativos e perdidos, é preciso descobrir a causa, o que é possível entrevistando o cliente.
Quando falo em entrevista, estou falando de pegar o telefone e realizar uma pesquisa de satisfação detalhada. Não é uma boa estratégia enviar e-mails ou formulários de pesquisa.
Importante também que uma pessoa "neutra" da empresa faça este trabalho ou uma empresa terceirizada.
Por que uma pessoa "neutra"?
Por que uma pessoa "neutra"?
Porque muitas vezes o cliente migrou para a concorrência muito irritado e essa pessoa "neutra", na percepção dele, vai ser aquela com quem ele vai desabafar.
Se você colocar o próprio vendedor para fazer essa pesquisa, duas situações podem acontecer:
1. O cliente não atender
2. O cliente não se abrir
Em uma pesquisa de satisfação que realizei, uma compradora estava tão irritada com a empresa que não atendia nenhum telefonema, de nenhum departamento. Como eu era uma prestadora de serviços fui atendida porque usei o nome da minha empresa, falei que fui contratada para pesquisa porque a empresa estava muito interessada em ouvir os problemas que ela teve para buscar melhorias internas. Somente com essa estratégia consegui conversar com ela. Essa cliente foi recuperada.
Importante: faça perguntas abertas!
Não tenha medo de ouvir o que o cliente tem a dizer.
Passos:
1. Quem vale a pena ser recuperado?
Nem os clientes devem ser recuperados. A maioria das empresas brasileiras avalia os clientes pelo volume de vendas, e não pelo lucro.
Muitas vezes o cliente tem um grande volume de vendas, mas por outro lado devemos medir o quanto esse cliente custa para ser atendido.
2. Ouvir
Fica a dica e sucesso!
2. Ouvir
Ouvir os clientes inativos e perdidos nos leva a repensar nossa política de comercialização e a reestruturar a empresa de forma a adequá-la às expectativas do cliente.
A humildade do aprendizado é muito importante nesse processo, ainda mais se a tentativa for recuperar o cliente.
Saiba separar o que pode ser inserido nos processos da empresa como mudanças e melhorias das percepções distorcidas do cliente e impossíveis de serem alteradas.
3. Corrigir
Após ouvir o cliente e aprender, é necessário corrigir para não repetir o erro.
Vejo empresas que querem recuperar seus inativos, mas continuam agindo da mesma forma. Se o problema foi a atendimento de um vendedor, mesmo que esse cliente esteja na carteira dele, eu penso que para o bem comum, vale a pena deixar outro vendedor cuidar deste atendimento.
Abaixo um infográfico com o passo a passo!Saiba separar o que pode ser inserido nos processos da empresa como mudanças e melhorias das percepções distorcidas do cliente e impossíveis de serem alteradas.
3. Corrigir
Após ouvir o cliente e aprender, é necessário corrigir para não repetir o erro.
Vejo empresas que querem recuperar seus inativos, mas continuam agindo da mesma forma. Se o problema foi a atendimento de um vendedor, mesmo que esse cliente esteja na carteira dele, eu penso que para o bem comum, vale a pena deixar outro vendedor cuidar deste atendimento.
Como já relatei em artigos anteriores, em 2001 quando gerenciava o departamento de marketing de uma empresa de embalagens, esta tinha uma vasta lista de inativos em sua carteira. Como sou adepta do "ouvir o cliente sempre", resolvi fazer uma telepesquisa e o resultado foi totalmente o oposto da informação da diretoria, que alegava que o problema era preço. A grande maioria, 70% dos clientes, tinham deixado de comprar por problemas frequentes de atraso na entrega, ou seja, pelo péssimo atendimento.
Apesar da pesquisa e de inúmeras reuniões a respeito desses atrasos a empresa não conseguiu solucionar o problema, continuou perdendo clientes, entrando no ciclo: prospectar-vender-perder.
A pergunta é: a sua empresa quer e pode melhorar os processos? Se a resposta for sim, vale a pena investir em recuperar os clientes lucrativos. Se a resposta for não, esqueça este artigo e esqueça de recuperá-los, pois lá na frente a empresa vai perde-los novamente.
4. Abordar
Agora é a hora de abordar o cliente e relatar que, baseado no que foi exposto, a empresa se compromete através das ações Y, X e Z a melhorar seus processos/atendimento. Agradecer a opinião dele e passar para o passo 5 imediatamente propondo uma nova reunião ou uma nova proposta de fornecimento.
5. Ferramentas
Para restabelecer as negociões e melhorar a imagem da sua empresa, você poderá convidar o decisor para uma visita nas suas instalações, propor um workshop/palestra sobre um tema importante para a equipe dele e neste ambiente favorável negociar um novo contrato.
Apesar da pesquisa e de inúmeras reuniões a respeito desses atrasos a empresa não conseguiu solucionar o problema, continuou perdendo clientes, entrando no ciclo: prospectar-vender-perder.
A pergunta é: a sua empresa quer e pode melhorar os processos? Se a resposta for sim, vale a pena investir em recuperar os clientes lucrativos. Se a resposta for não, esqueça este artigo e esqueça de recuperá-los, pois lá na frente a empresa vai perde-los novamente.
4. Abordar
Agora é a hora de abordar o cliente e relatar que, baseado no que foi exposto, a empresa se compromete através das ações Y, X e Z a melhorar seus processos/atendimento. Agradecer a opinião dele e passar para o passo 5 imediatamente propondo uma nova reunião ou uma nova proposta de fornecimento.
5. Ferramentas
Para restabelecer as negociões e melhorar a imagem da sua empresa, você poderá convidar o decisor para uma visita nas suas instalações, propor um workshop/palestra sobre um tema importante para a equipe dele e neste ambiente favorável negociar um novo contrato.
Fica a dica e sucesso!
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