sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Segredos da Linguagem Corporal - Braços Cruzados

Você entra na sala de reunião na expectativa de fazer uma excelente apresentação e conquistar aquele cliente que demorou meses para conseguir, ou depois de um tempo enviando currículos, é chamado para para aquela entrevista de emprego que vai mudar a sua vida e sua carreira.

No meu caso, por exemplo, acontece quando estou ministrando treinamentos! Em qualquer situação, imagine que enquanto você está falando a pessoa se coloca para trás na cadeira e cruza os braços! E agora? O que fazer? O que este gesto significa?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que para analisar a Linguagem Corporal é preciso verificar o conjunto (postura, expressões e gestos), o contexto, o ambiente e não gestos e expressões isolados.

Uma pessoa  com os braços cruzado e expressão de preocupado no meio de uma rua em um dia frio..
..tem um significado diferente de uma pessoa com os braços cruzados e expressão de preocupado em uma reunião de negócios ou enquanto você está conversando com ela sobre trabalho.


A figura abaixo mostra uma pessoa em posição totalmente negativa. Conjunto de postura e gestos: as mãos no rosto com o indicador levantado, um dedo tampando a boca, o braço cruzado e as pernas também cruzadas.


O corpo da pessoa nesta imagem está dizendo: "Eu não gosto do que você está falando e não estou de acordo".
Quando um ouvinte cruza os braços, além de ter pensamentos negativos sobre o que está ouvindo (ou vendo), é comprovado em pesquisas que também não assimila o que está  ouvindo.
No meu caso, se falo para uma plateia de pessoas com os braços cruzados é certeza que se alguém perguntar no final do curso o que foi dito, eles não saberão responder, pois não conseguiram assimilar.

A barreira que se forma com o braços cruzados sobre o peito, sendo apenas um ou os dois braços é a tentativa inconsciente de bloquear algo indesejável. A pessoa inconscientemente bloqueia tudo que possa atingir seus órgãos vitais.

Algumas pessoas dizem em meus treinamentos:
"Ah..mas eu me sinto confortável assim.."
Sim, claro!Se você se sente confortável criando uma barreira, é porque algo externo está desconfortável para você! Outra observação é que você pode se sentir confortável, mas estará passando uma mensagem extremamente negativa para quem estiver perto.

"Sim mas o que fazer quando um cliente, um entrevistador ou alguém cruza os braços na minha frente?"
Mude a conversa, pergunte se ele tem alguma observação a fazer, se ele tem alguma dúvida ou dê algum objeto para ele segurar! Qualquer atitude que o faça descruzar os braços e inclinar para frente.
Lembrando que existem as variantes do braço cruzado, ou seja, com as  mãos fechadas, polegares para cima, etc.
Mas deixarei para escrever sobre isto em outra ocasião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário