segunda-feira, 17 de julho de 2023

Dicas de prospecção: A tal da chamada não esperada

 Na semana passada um lead atendeu o telefone e pediu um tempo: “Só um momento”. Quando ele voltou, disse “Desculpa, mas estava escovando os dentes! 





Ambos rimos. 


Eu tenho verdadeiro pavor quando leio em artigos e livros que o cold call é uma “chamada não esperada” dando uma conotação negativa  


É obvio que o cold call é uma chamada não esperada, pois a não ser que o seu decisor tenha uma bola de cristal, realmente ele não estará esperando o SEU contato, mas estará esperando sim receber contatos de vendedores, a partir do momento em que sentar na sua mesa de trabalho.


Por quê? 


Pelo fato de ele ser um decisor.  
Um profissional de compras ou um decisor de qualquer área sempre vai receber contatos de empresas que ele não conhece, sempre vai receber chamadas não esperadas, pois faz parte da sua função. 


Então, porque problematizam tanto um cold call? 


Ahh Myrian porque estou interrompendo o decisor.” 


Pessoas! Ele sabe que vai atender contatos! E alguns vão interessar, outros não! 

Bem, se você vê essa interrupção como algo negativo, está seguro de que o seu produto/serviço pode ajudar o seu cliente potencial? 


A questão é a seguinte: 


  • Decisores estão nas suas funções para melhorar o negócio da empresa, e faz parte da função receber contatos de possíveis fornecedores; 

 

  • Se decisores têm telefones em suas mesas com ramais para receber chamadas, está explicito que ele também irá receber ligações, algumas frias; 

 

  • Quando ele não quer ser “interrompido” deixa o telefone na secretária virtual, como vemos várias vezes. 

 

Será que toda a problematização do cold call não está mais relacionada com o medo do inesperado, de lidar com o contraditório ou de ouvir os “nãos”?


Sim, realmente é mais confortável enviar e-mails, e esperar (ou receber) um “não” escrito do que verbal, não é mesmo? 

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