quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Dicas de Marketing: Como saber a hora de mudar.


Itapecerica da Serra, cidade onde moro, tem poucas industrias. No máximo 20. A cidade vive do varejo. Nos anos 80 a loja feminina mais lucrativa era a Korita Modas. Estava sempre lotada porque tinha produtos de qualidade. Preços? Altos, bem altos. Quem queria roupa barata tinha que ir até Santo Amaro ou Pinheiros. Como a maioria dos itapecericanos  dizia "ah vou comprar na Korita mesmo!", dá para imaginar como a loja ganhou dinheiro...ganhou até 2015 quando inaugurou um Shopping na cidade.   Epa..hora de mudar! O bom administrador precisa entender as fases do negócio. Essa é uma regrinha básica de marketing: é necessário uma análise profunda do ambiente, dos seus pontos fortes e fracos, analisar os entrantes  e como se posicionar na fase de declínio no ciclo de vida de um produto ou negócio: Se especializar em uma inovação ou se retirar do mercado? E foi exatamente isso que fez a proprietária da  Korita. Percebendo que era inútil disputar com lojas como a Marisa e C&A, ela fechou a loja de roupas femininas e no espaço montou uma big loja de roupas infantis, uma carência aqui na cidade, com concorrentes pequenos. Novamente a Korita Modas, agora Korita Bebe ganha a posição de líder na cidade. A loja está sempre cheia. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário