quarta-feira, 21 de agosto de 2019

As vendas não acabam no fechamento.


Geralmente consideramos o funil de vendas com o término na etapa do fechamento/vendas. Neste caso, como falei no artigo anterior, desconsideramos o que vem DEPOIS como continuidade das vendas. E o que vem depois? Recompra, renovação de contratos, renovação de assinaturas, etc., etc. De qualquer forma, seja em uma vendinha de bairro ou uma mega indústria, venda não acaba quando o seu cliente (satisfeito) compra um produto ou utiliza um serviço. Esse é o início de um ciclo. Algumas empresas estão considerando o processo de vendas até o fechamento, mas se formos analisar o ideal seria em um formato de ampulheta. Temos duas situações bem distintas em um processo de vendas: •Prospectar - vender - perder - prospectar •Prospectar - vender - fidelizar - vender - engajar - vender A prospecção é só o início de um namoro que pode virar compromisso - que te leva ao casamento e por que não um “felizes para sempre”? Na verdade nenhuma empresa quer ser apenas um “ficante” do seu cliente, ela quer mante-lo fiel..e algumas conseguem! Voltando ao funil, acredito que o número 2 é mais adequando para quem prospecta não só para comemorar metas batidas, mas para iniciar um longo relacionamento. Fica a dica, sucesso!

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