O cliente afirma que outro fornecedor tem um preço menor do que o seu e pede um desconto.
Você, com receio de perder a venda, concede e chega no valor solicitado.
Será que você fez um bom acordo?
Se o seu produto é um commodities pode ser que sim, mas não vou considerar commodities nesse artigo.
Se analisarmos o ciclo de compras B2B, existe a etapa de análise de opções onde os decisores comparam valores e benefícios.
Nesta fase decisores já organizaram uma lista de opções:
• O primeiro dessa lista é o favorito, de quem eles querem comprar;
• Um segundo que é uma opção (MAAN),
• Um terceiro e talvez um quarto.
Com quem ele vai tentar mais concessões? Com o primeiro da lista e faz parte do jogo usar um blefe!
Ele quer ter certeza de que estará fazendo a melhor escolha, mas mesmo com orçamento tentará obter mais concessões.
Vale a pena dar desconto se você já é o escolhido?
Não, mas na verdade você não tem certeza se é o ESCOLHIDO, não?
Como entender melhor essa escada de opções e se o pedido de desconto não é um blefe?
• Se mantendo alinhado com todos os decisores;
• Conhecendo forças e fraquezas da concorrência;
• Gerando relacionamento desde a prospecção;
• Conhecendo necessidades e critérios de decisão.
Fica a dica!
Um espaço para conversarmos sobre prospecção de vendas, outbound, cold call, comportamento humano em vendas, entre outros temas. Sente-se e pegue seu café!
quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Descontos e concessões. Você cede?
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Tenho 22 anos de experiência em prospecção de vendas e atuo com treinamentos de prospecção desde 2004, ou seja, 19 anos.
Atualmente desenvolvi o formato de Mentoring por acreditar que segmentos, profissionais de vendas, processos e decisores são diferentes e os métodos precisam ser personalizados!
Personalizados para os times de vendas ou personalizados para você que precisa melhores resultados na prospecção de vendas B2B.
São mais de 17.000 profissionais mentorados e com resultados imediatos.
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Myrian,experiencia é tudo! todos os 4 aspectos que abordou e mais uns outros, perfazem a experiência para se tomar a decisão. Tenho 30 anos na gestão comercial,a experiência é o feeling de conhecer os blefadores ou não blefadores. Além disso sempre deixo bem claro a validade da proposta.
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