Em
meus treinamentos de prospecção de vendas a maior confusão que percebo é quando
menciono que a empresa precisa deixar claro para o contato-alvo no primeiro
telefonema o Diferencial Competitivo
para assim se destacar da maioria, seguindo a lógica que este contato recebe
vários telefonemas por dia e não vai querer trocar 6 por ½ dúzia. Quando
pergunto qual o diferencial competitivo,
eles apresentam os itens:
·
atendimento
·
flexibilidade
·
comprometimento
·
atenção aos clientes
·
cumprimento dos prazos
·
conhecimento tecnológico
·
preço
·
qualidade
E
qual é o problema?
Todos!
Nenhum desses itens é um Diferencial Competitivo!
Opa!
Como Não? Eu tenho um excelente atendimento!
Ok..sua
empresa tem um excelente atendimento, mas como é o atendimento dos concorrentes?
Você é o único no seu mercado ou região a atender bem aos olhos do cliente?
Os clientes têm essa percepção de que você é o melhor?
O teu atendimento é tão excelente que não teve uma única reclamação em anos? Você
nunca perdeu clientes?
Vamos
entender o que é Diferencial Competitivo?
Segundo
o SEBRAE:
“Atributos que tornam a empresa única e superior
aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos
que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não
conseguiu oferecer.”
Segundo Pankaj Ghemawat
Pankaj Ghemawat, pesquisador
de administração e autor do livro Estratégia e o Cenário dos Negócios, afirma
que "uma empresa possui
vantagem competitiva quando oferece alguma coisa que é única e valiosa no
mercado".
Segundo David Cravens
No livro Strategic Marketing, David Cravens diz: "a vantagem competitiva acontece quando
as aptidões (capacidades) da empresa excedem as do concorrente em um
determinado fator. Ela é alcançada quando se encontra um atributo de produto
que os clientes perceberão como de valor superior". Atenção!
Ele escreveu e-x-c-e-d-e-m e não se
igualam!
Nestas definições, as palavras que todos usaram para
definir o Diferencial Competitivo foram: única, exclusivos, excedem..
Quando você quiser definir o diferencial competitivo de
sua empresa, faça as seguintes perguntas:
- O que o meu produto/serviço tem de melhor e que a concorrência não consegue fazer?
- Em que ponto meu produto/serviço é realmente inovador?
Resumindo..
- Que seja raro. Ou seja, muito difícil (trabalhoso, demorado ou caro) para ser copiado pelo concorrente;
- Que esse recurso produza vantagens e benefícios para os clientes e que os próprios clientes consigam perceber claramente essas vantagens e benefícios. Isso que dizer que não é apenas você que determina seu Diferencial Competitivo, mas os clientes consigam te eleger como tal.
Poxa vida..nem preço é um Diferencial Competitivo?
- Que seja raro. Ou seja, muito difícil (trabalhoso, demorado ou caro) para ser copiado pelo concorrente;
- Que esse recurso produza vantagens e benefícios para os clientes e que os próprios clientes consigam perceber claramente essas vantagens e benefícios. Isso que dizer que não é apenas você que determina seu Diferencial Competitivo, mas os clientes consigam te eleger como tal.
Poxa vida..nem preço é um Diferencial Competitivo?
Em uma discussão que abri com compradores no LinkedIn, a
resposta foi unânime: “Preço nem sempre é importante!” Logo, se não é
importante aos olhos dos clientes, não é um Diferencial Competitivo!
Baseado nisso, sinto muito, mas se o teu preço é o mais
competitivo do mercado, nem sempre vai ser percebido como o diferencial se o
restante, como prazo de entrega, atendimento, qualidade for ruim. Seria se
fosse algo que você pudesse oferecer a mais aos seus clientes.
Nem tudo está perdido
Sua empresa não tem um diferencial? Não consegue nenhum
atributo que o faça ser totalmente diferente da concorrência? Não consegue superar
a concorrência?
Crie valores significativos. Se você argumentar que tua
empresa está há 30 anos no mercado, é um valor. Se falar que tem uma
assistência que atende em tempo recorde, é um valor. Se tua empresa é flexível
na negociação de preços, é um valor.
Só não vale confundir valor com Diferencial Competitivo.
Fica a dica e Sucesso!
Inscreva-se!
CURSO PROSPECÇÃO B2B
Data: 21/11/2014 das 09h00 as 18h00
Local: Avenida Cardeal Arcoverde - Pinheiros - SP
Informações e Programa:
falecom@mhaya.com.br | www.mhaya.com.br
CURSO PROSPECÇÃO B2B
Data: 21/11/2014 das 09h00 as 18h00
Local: Avenida Cardeal Arcoverde - Pinheiros - SP
Informações e Programa:
falecom@mhaya.com.br | www.mhaya.com.br
Se me permite, acrescento um valor: o vendedor/comercial/consultor (chamem-lhes o que quiserem). Se o comercial for mesmo melhor que os outros, acrescenta valor (e às vezes é só ouvir o cliente com atenção...).
ResponderExcluirSerá "Diferencial Competitivo"? Não sei mas por certo será competitivo e fará a diferença :)
Fernando, obrigada pela participação. Acredito que se um vendedor/consultor for melhor do que do concorrente aos olhos dos clientes, é um valor sim, podendo ser até um diferencial competitivo se os concorrentes não conseguirem superar esse vendedor, o que é meio difícil atualmente.
ResponderExcluirOlá Myrian, li alguns de seus posts e comentários. Gostaria de ter a oportunidade de ser um contato seu no linkedin
ResponderExcluirAntonio Carlos, agradeço o comentário e estou aguardando o seu convite para fazer parte da sua conexão no LinkedIn.
Excluir