sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sobre a Abordagem no Trabalho de Prospecção de Clientes..


Sinto que as pessoas têm uma enorme dificuldade de entender que é preciso ter uma abordagem totalmente diferente do convencional "Meu nome é tal, sou da empresa tal. A empresa tal é fabricante de.."
Essa é a chave para conseguir abrir as portas e  superar as principais barreiras no trabalho de abordagem.

Dicas da Myrian  - Sobre a abordagem na prospecção
Quando falo em meus treinamentos para a pessoa esquecer a posição de vendedor, de alguém que quer vender algo, sinto que existe uma enorme dificuldade.
Não estou falando em uma abordagem enganosa, mas sim em buscar conhecer as necessidades do cliente antes de falar do seu produto ou da sua empresa. A  telepesquisa, além de ser uma ótima abordagem, também é uma maneira de conhecer o cliente, suas expectativas, sua opinião sobre a concorrência. Esses dados colhidos poderão, inclusive ser utilizados em análises de mercado.

Pergunte antes de falar.
Ouça antes de tentar vender algo.
Inverta. Comece perguntando para somente depois que essas respostas forem favoráveis, falar de seu produto ou serviço. Desta maneira você apresenta uma solução e não mais um produto/serviço.

Fica  mais uma dica.