quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Pintura Coletiva e o Trabalho em Equipe


Dinâmica da Pintura Coletiva - Mhaya Treinamentos por Myrian Mourão
A Pintura Coletiva como uma dinâmica para aprimorar o trabalho em Equipe...
Imagine um grupo de profissionais pintando uma tela juntos, cada um dando continuidade ao trabalho do outro, em sintonia. Imagine esta dinâmica sendo aplicada em um setor com conflitos ou em que precisa ser incentivado o trabalho em equipe, a liderança, a criatividade coletiva ou individual.

Este é um trabalho envolvente e extraordinário aplicado por Corina Oliveira, artista plástica, em parceria com a Mhaya Treinamentos.
Através deste  Workshop, buscamos estimular a criatividade, a sintonia das equipes, dos colaboradores ou talentos de empresas dos mais variados segmentos.

O resultado estético de uma pintura coletiva é sempre uma experiência única. Afinal, é preciso considerar quais foram os sentimentos durante o processo, como é estar trabalhando em grupo e ao mesmo tempo colocando a sua expressão no trabalho, dar continuidade a expressão do outro, ver o outro pelos olhos da arte.
Como é perceber o outro em meio a esse processo? Quais reflexões podem ser construídas a partir dessa experiência? 
O importante neste trabalho não é o que se pinta, mas que conteúdos internos e externos se manifestam na pintura e em todo o processo.

Informações e agendamentos:
Mhaya Treinamentos
Tel.: 11-4321-6371 | 3464-1447
www.mhaya,com.br


terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas de Linguagem Corporal para Reuniões e Entrevistas


“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.”    Friedrich Nietzsche

Você está em uma reunião ou uma entrevista e aquela pessoa que decide, durante a sua explanação, olha várias vezes para os lados e para a porta. O que fazer? O que esse gesto diz?
Braços, pernas, posição dos pés, posição do corpo, pequenos sinais com os lábios, sobrancelhas, o balançar da cabeça, olhar para o lado, mão espalmada, fechada ou escondida, coçar atrás da orelha, dedo no nariz, etc.
A linguagem corporal, por ser inconsciente é 90% verdadeira e 70% da nossa comunicação. Se você tem habilidades para reconhecer estes sinais, pode sair na frente em uma negociação, entrevistas ou melhorar  a comunicação com chefes, subordinados, motivá-los ou convencê-los.

Deixo aqui algumas dicas básicas para reuniões de negócios ou entrevistas.

Corpo para frente.
Ótimo sinal! Mostra interesse no assunto.
Na figura ao lado, não só o corpo de ambos estão em atitude positiva, mas também em espelhamento. (Rapport).
Se a pessoa se inclina em sua direção, indica interesse pela sua exposição, se ao contrário, inclina para trás, mostra desconfiança ou desinteresse.

Sinais negativos
Mãos no queixo, corpo inclinado para trás, testa franzida.
Dúvida  sobre o que você está falando, receio.
O corpo jogado para um dos lados também é um sinal negativo de não aceitação.






Aceita um café ou uma água?
Observe de que lado a pessoa colocou a sua xícara de café. Se ela estiver insegura ou hesitante sobre  o que está ouvindo a xícara estará do lado oposto da mão para formar uma barreira com o braço.

Note a diferença das duas imagens.




O Aperto de mão.
O aperto de mão tem que ser forte, porém um aperto de mão fraco e frouxo não indica falta de sinceridade como diz o senso comum. Em uma negociação, por exemplo, indica fraqueza. A pessoa que tem um aperto de mão leve em uma negociação estará sujeita ceder em tudo. As mulheres de negócios ou que estão em cargo de comando, precisam a apertar a mão dos homens com firmeza para não passarem essa mensagem de fraqueza.


Almoço ou jantar de negócios?
Quer levar um cliente potencial para almoçar ou jantar?
Termine a conversa antes que a comida chegue.
O Cérebro fica mais lento no processo de digestão, o que pode ser desastroso para os negócios.

           


Onde estão as mãos?
As mãos são fortes indicadores do pensamento das pessoas.
Braços cruzados, mãos no bolso, no quadril, atrás das costas são sinais negativos. Mãos espalmadas na mesa, abertas são ótimos sinais.




Gostaria de lembrar que a análise da LC se faz através do conjunto, dentro de um contexto e que o objetivo de estudá-la é entender o que a pessoa está sentindo, como se posiciona, para você entrar em sintonia com ela.
Por exemplo: Se uma pessoa cruza os braços quando você está falando, sabendo que é um sinal negativo, mude a conversa ou pergunte se existe alguma dúvida ou objeção. Faça a pessoa descruzar os braços!

Realizamos cursos de Linguagem Corporal com foco na melhoria da comunicação nos negócios.
Informações: falecom@mhaya.com.br ou Tel.: 11-4321-6371

Livro de Consulta:

"Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal" Allan e Bárbara Peace
"Linguagem do Corpo n Trabalho" Peter Calyton

                       





sábado, 31 de março de 2012

O Croissant, o Namorado e a Fidelização.


Artigo sobre Atendimento e Qualidade- Mhaya treinamentos por Myrian Mourão


Meses atrás descobri na padaria perto da minha casa, um croissant de tomate seco, queijo parmesão e manjericão que era absurdamente saboroso.
Tenho certeza que muitas pessoas também compartilhavam da minha preferência, pois várias vezes, ao chegar à padaria, não tinha um sequer.

Com o passar dos meses, percebi que a quantidade de tomate seco diminuía e o queijo também. O último que comprei, tinha tomate e queijo apenas de um lado e o outro estava seco, sem nenhum recheio. Parei de comprar. Não dá para comprar um croissant de tomate seco sem tomate seco!. Este desapontamento com o croissant me fez lembrar da experiência de  uma amiga que tinha conhecido um rapaz e, desde este dia, ele não mediu esforços para conquistá-la. Eram flores, telefonemas, jantares e passeios. Quando finalmente ela estava apaixonada, ele foi deixando de telefonar, estava sempre  ocupado ou saia com os amigos e a deixava sozinha. Enfim, um dia, ela conheceu outra pessoa que lhe deu atenção, respeito e quando o namorado percebeu,  já era tarde.
Esta é uma história de amor, mas bem poderia ser um case de vendas.

O relacionamento com o cliente pode ser comparado com um namoro, mas a grande maioria dos empresários sabem conquistar o cliente, porém não sabem mantê-lo apaixonado! Não conseguem manter os que têm, mas preocupam-se em conquistar outros. Desta maneira, ganha-se e perde-se, ganha-se e perde-se...em um círculo sem fim. Não conseguem manter a qualidade do produto, no atendimento, tratam seus clientes como se estivessem fazendo um favor.


Trate seu cliente como uma namorada. Discuta a relação através das Pesquisas de Satisfação, use as estratégias de CRM como um namorado que está sempre preocupado com o bem estar de sua namorada, invista no relacionamento e não apenas nas novas conquistas!

Este é o final da história do croissant e de um amor, mas também é  o final da história para muitas empresas. 







segunda-feira, 26 de março de 2012

Fazendo um Workshop para Prospecção de Clientes




Dando continuidade às dicas de prospecção de novos clientes, vou falar sobre uma estratégia  que a grande maioria das empresas não utiliza ou desconhece.
Trata-se do Workshop interno, ou uma palestra sobre determinado assunto relevante para um grupo de prospects que a empresa quer conquistar. Pode ser sobre um equipamento, processo, redução de custos, melhoria  ou produtos/serviços.

A estratégia é bem simples: ao contrário de realizar um contato telefônico para tentar agendar uma visita, você entra em contato para convidar o decisor para uma palestra na sua empresa, com café ou almoço.
Reúna esse grupo de prospects  com alguns clientes especiais e totalmente satisfeitos. A intenção é que os clientes especiais influenciem os prospects.

VANTAGENS:
Você estreita o relacionamento com esse futuro cliente. Ele conhece a empresa, os colaboradores, conhece o processo de fabricação do produto, ou a organização do seu escritório no caso de serviços. Leve este cliente, se possível, para um tour onde você terá a oportunidade de uma conversa descontraída e amigável, sem a tensão de uma primeira reunião.

Esta técnica também é utilizada para fidelizar clientes. A partir do momento que você oferece cursos e workshops na sua empresa com o objetivo de aprimoramento dos colaboradores do cliente, cria uma imagem positiva, de fornecedor-parceiro, além de estar a um passo a frente da concorrência.

DESVANTAGENS:
Organizar este tipo de evento dentro da empresa requer comprometimento de toda a equipe. A empresa tem que estar organizada para passar a melhor imagem, além do custo da organização como: coffee break, almoço, projetor, apresentações multimídia, etc.

OBJEÇÕES:
  1. Não tenho espaço na minha empresa para realizar um evento assim.
      R: Você poderá realizar o evento alugando um espaço em um hotel  ou nas        Associações comerciais de sua cidade.

  1. As pessoas são ocupadas e não podem sair da empresa para participar de eventos em empresas que não conhecem.
      R: Vai depender do assunto do seu Workshop e da sua abordagem para  o convite. Algumas pessoas desistem antes mesmo de tentar.

Lembrando que esta estratégia de prospecção é voltada para clientes com grande potencial de compra.

Fica a dica.

Cursos de Prospecção de Clientes
Mhaya Treinamentos
www.mhaya.com.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sr. Vendedor, Eu Quero Isto e Não Aquilo!


Na loja:
“Por favor, você tem máscara para mergulho?
A vendedora: "Acho que acabou. Fulana, você sabe dizer se ainda tem máscara para mergulho?"
A vendedora 2 (Fulana) sai de traz da área do pacote e vai se encaminhando para o fundo da loja. Eu começo a acompanhá-la quando ela se vira para mim com um sorriso e diz: "Eu tenho umas outras coisas para te mostrar."
Eu: "Mas você tem a máscara para mergulho?"
Atendente 2: "Não."
Eu: "Bem, se eu quero uma máscara para mergulho, o que você pretendia me mostrar então? Óculos de natação?"
Vendedora 2: "Ah, bem, bóias para piscina..." 

Atendimento ao Cliente por Mhaya Treinamentos

 Kátia Fernandez (depoimento retirado do Facebook)

Esta não é uma história retirada de nenhum site de piadas, é sim um fato real e nos dá uma dimensão do que acontece com grande freqüência no comércio varejista. 

Em um artigo anterior, escrevi sobre o vendedor que atua em indústrias, porém poucas vezes lançamos um olhar mais detalhado para o vendedor do varejo. 
O vendedor que atua nas indústrias tem mais oportunidades, e talvez mais interesse no próprio aprimoramento, pois tem consciência de que seu trabalho é sua profissão. 
O que acontece então com o comércio varejista? Que façam do trabalho de vendas no varejo o seu meio de subsistência para alcançar outros objetivos, que façam deste trabalho uma ponte para outra profissão, mas que pelo menos busquem corrigir os erros básicos de atendimento, conhecer as regras mínimas de vendas. 

Na loja2: 
Cliente olhando um colar, sem intenção alguma de comprar.
A vendedora:
“Este colar é maravilhoso não? Essas contas são de qualidade, o material é importado.”
Cliente: “Sim. É bem bonito!” (ainda sem intenção de comprar)
Vendedora: “E combina com qualquer cor de roupa. Quer experimentar?”
Cliente: “Mas a embalagens está lacrada!”
Vendedora: “Não tem problema! Vou abrir e a senhora experimenta!”
Vendedora coloca o colar na cliente que se admira no espelho.
“Olha como combinou com a sua blusa. Combina com qualquer blusa que a senhora colocar!” 

 
Na situação acima a venda foi fechada em 10 minutos, no máximo. A cliente não queria comprar nada. Entrou na loja apenas por curiosidade e com intenção de passar o tempo. A estratégia da vendedora, em abrir a embalagem lacrada para a cliente experimentar o colar, foi perfeita para todos os sistemas representacionais, principalmente para pessoas cinestésicas. Eu era a cliente neste segundo exemplo e sai bastante satisfeita com o atendimento da vendedora. 

Na Loja 3
Mês passado fui comprar uma mochila, queria uma de 40 reais e a gerente ficou me empurrando a todo custo uma de 150,00 até que eu perguntei: “Você vai pagar ela para mim”? Então pare de ficar insistindo!” Só assim ela se tocou.
Hermínio Neto (depoimento do Facebook) 

 
Casos como o mencionado acima, casos de vendedores (as) de lojas que avaliam o cliente pela aparência e por esta avaliação preconceituosa atendem mal, de vendedores que tentam a todo custo empurrar produtos mais caros ou produtos de outras marcas, são freqüentes no varejo. Pode ser uma estratégia, uma regra interna, porém, uma regra ultrapassada, pois 70% de clientes que recebem este tipo de atendimento, reclamam para mais 9 pessoas (no mínimo), falam nas mídias sociais e não retornam à loja. Em uma pesquisa de mercado realizada com 1.039 consumidores do centro da cidade de Bauru, SP, 84% responderam que levam em consideração os comentários de satisfação ou insatisfação de seus amigos ou familiares. Imaginem a repercussão de um comentário negativo em uma mídia social. Novos tempos necessitam de novas posturas em vendas e atendimento. 

A correção para os problemas de atendimento é simples: treinamentos e mudanças internas de conceitos. Os empresários precisam entender que treinamento é investimento que volta em forma de vendas e os vendedores precisam assimilar que treinamento é um benefício pessoal, mesmo que não tenham intenção de atuar em vendas por toda a vida. 

Em seu livro: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira, lançado em 2006, Alexandre Luzzi La Casas já questionava se os vendedores do varejo eram realmente profissionais identificados com vendas, ou se não era este caráter transitório da profissão, o motivo da carência de pessoas qualificadas no mercado.


Seis anos se passaram e esta questão continua sem resposta e sem solução.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As empresas de Entretenimento e a era da Internet.

Essa questão da pirataria na internet, pessoas baixando filme e músicas não tem mais volta. Desculpa mas é esta a verdade. Então não adianta querer criar leis mais rígidas como essa SOPA ou PIPA..
Olha, vamos falar de 20 anos atrás. Eu ia até uma loja  e pagava 50,00 em um CD do gênero que gosto que é Rock, quando não pagava mais.
Agora eu faço o download  das músicas que quero e ouço no meu celular ou até no PC. Quer coisa melhor? E as grandes gravadoras acham que vão acabar com isso?

Gente, a situação é irreversível! Não se pode mais ganhar dinheiro como antes com a venda de CD´s e DVD´s de musicas e filmes! O que as grandes empresas de entretenimento querem é seguir com o mesmo modelo de negócio de anos atrás, quando estamos anos a frente! Eles reclamam que perdem bilhões com as vendas de seus CD´s/DVD´s, porém esquecem do que ganham com a divulgação, com shows, cinemas e outros produtos! 
O que falta neste caso é mudar o modelo do negócio, modernizar, colocar os marketeiros para encontrar uma solução e não tentar sobreviver com este modelo arcaico!

Bem, vamos lá divulgar e entender o que é a SOPA e os mecanismos que envolvem toda essa questão.
Abaixo deixo um vídeo bem educativo sobre o assunto.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nossa nova cara!


Nova Identidade Corporativa da Mhaya!

Começamos o ano repletos de expectativas e mudanças. Uma delas foi a Identidade Corporativa da Mhaya. Nossa nova Logomarca representa as mudanças que podemos proporcionar na sua empresa e nos seus colaboradores. Você entra na Mhaya de um jeito e sai de outro. Impossível continuar o mesmo! E quando sai, é para cima, para frente, para melhor!

As bases da nova Logomarca indicam que também somos uma empresa sólida, afinal estamos no mercado há 26 anos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Teló´s, BBB´s e a Conduta Inadequada..




Desde que a Embratel instalou televisão e internet em minha Home Office eu percebi duas coisas:
a primeira é que a minha TV funciona como um “fundo musical”. Enquanto estou trabalhando, escrevendo para este Blog ou postando no Facebook, a TV está ligada e eu estou ouvindo. Algumas vezes paro para ver.  A segunda é que existe sim vida inteligente na TV, pois ver um filme do Almodóvar (sim pasmem! Em 40 anos eu nunca vi um filme do Almodóvar na programação Global!), é uma prova de que existe salvação para a TV, ou pelo menos para a TV paga.
Estar trabalhando,  fazer uma pausa para tomar um café e neste meio tempo ver Penélope Cruz em “Volver” é uma satisfação indescritível!

Assim como eu, milhares de pessoas ficam com a TV ligada como fundo musical para suas atividades diárias.
- Você viu o Show do Roberto Carlos no final de ano?
- Nem vi. A TV estava ligada,  mas não prestei atenção.
A todos que perguntei a resposta foi a mesma. Ninguém viu, mas a TV estava ligada.
Todos que conheço também não vêm Zorra mas a TV fica lá falando sozinha até começar o filme.
Quem vê afinal?

 Bem menos pessoas do os marketeiros da Globo percebem com suas estatísticas. Mas o que importa para os marketeiros é que a sua TV estava ligada naquele horário, pois é este o argumento que será apresentado para os patrocinadores..Somos nós, com nossas atitudes que estimulamos os patrocinadores a anunciar, logo, a pagar por uma programação que deseduca, que lança nas nossas vidas os Telós, as bundas, os modismos e até as meias verdades dos programas jornalísticos, que acabam por sua vez até elegendo certos políticos que estão por ai..

A maioria decide. Ou a maioria que vê porque está acostumada, que vê porque gosta, que vê porque acha que não tem outra opção ou aquela grande parcela que nem vê,  mas está lá com a TV ligada.
Li na internet que alguém do BBB foi expulso por conduta inadequada. Soube do problema através das mídias sociais porque atualmente me interesso mais pelo que o urso polar está fazendo do que pelas bundudas e sarados do BBB.
Nós, o público, é que temos a conduta inadequada quando vamos engolindo, e engolindo, e aceitando tudo isso. A conduta inadequada é acompanhar um programa onde uma moça bebe tanto que perde a noção do que está acontecendo,vê-la ser abusada por um rapaz e ainda tomar partido de um ou de outro , falar que um está errado e o outro certo, discutir racismo, feminismo ou postura. Não dá para discutir nada nesse contexto onde tudo está errado.

Eu me recuso a tomar um partido para defender um ou outro neste programa. Ou defender o programa..Ou acusar o programa.
Eu escolho ver ursos, baleias e encantadores de cães na minha TV ou pelo menos tê-los como “fundo musical”.

domingo, 23 de outubro de 2011

A Linguagem Corporal: Mostre as mãos!

As pessoas quando são sinceras e honestas não escondem suas mãos. Nas outras, este gesto gera uma intuição de que a pessoa está sendo verdadeira..
Se você começar a observar as crianças, notará que quando estão mentindo, geralmente escondem as mãos atrás das costas, bem como um  adulto pode colocar as mãos nos bolsos quando vai contar uma mentira.

Se olhar as fotos de líderes falando ao público, poderá notar muitas mãos abertas..
Então você pergunta:
"É possível ensaiar esse gesto da mão espalmada mesmo contando uma mentira?"
A resposta é sim...e também não. Se você disser uma mentira com as mãos espalmadas, todo o seu corpo tem que estar em sintonia com as suas palavras, além das mãos. Ou seja, é a coerência do conjunto que cria uma sintonia entre palavras e gestos.
Por exemplo, não adianta a mão espalmada se você conta um mentira e logo sem seguida coloca as mãos na boca ou no nariz!
Mas existem sim políticos, vigaristas e mentirosos profissionais que desenvolvem a aptidão para dissimular os sinais corporais em mentiras. Pessoas psicopatas podem contar uma grande mentira sem nenhum sinal corporal, nem mesmo um micro sinal que as delate.
Isso me fez lembrar de um político que falando sobre a necessidade de acabar com a violência e defendendo a paz, dava socos na mesa..mostrando um grande falta de sintonia entre a mensagem oral e gestos.

O que precisamos saber é que emoções e gestos tem uma estreita relação. Eu disse emoções e não linguagem oral. Isso quer dizer que a sua linguagem corporal vai manifestar exatamente suas emoções, mesmo que a sua linguagem verbal esteja tentando dissimular estas emoções com outro discurso.
Quando você fala com as mãos espalmadas, não só está transmitindo sua sinceridade mas também está encorajando o seu interlocutor a ser sincero com você.
Pense nisso.




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Segredos da Linguagem Corporal - Braços Cruzados

Você entra na sala de reunião na expectativa de fazer uma excelente apresentação e conquistar aquele cliente que demorou meses para conseguir, ou depois de um tempo enviando currículos, é chamado para para aquela entrevista de emprego que vai mudar a sua vida e sua carreira.

No meu caso, por exemplo, acontece quando estou ministrando treinamentos! Em qualquer situação, imagine que enquanto você está falando a pessoa se coloca para trás na cadeira e cruza os braços! E agora? O que fazer? O que este gesto significa?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que para analisar a Linguagem Corporal é preciso verificar o conjunto (postura, expressões e gestos), o contexto, o ambiente e não gestos e expressões isolados.

Uma pessoa  com os braços cruzado e expressão de preocupado no meio de uma rua em um dia frio..
..tem um significado diferente de uma pessoa com os braços cruzados e expressão de preocupado em uma reunião de negócios ou enquanto você está conversando com ela sobre trabalho.


A figura abaixo mostra uma pessoa em posição totalmente negativa. Conjunto de postura e gestos: as mãos no rosto com o indicador levantado, um dedo tampando a boca, o braço cruzado e as pernas também cruzadas.


O corpo da pessoa nesta imagem está dizendo: "Eu não gosto do que você está falando e não estou de acordo".
Quando um ouvinte cruza os braços, além de ter pensamentos negativos sobre o que está ouvindo (ou vendo), é comprovado em pesquisas que também não assimila o que está  ouvindo.
No meu caso, se falo para uma plateia de pessoas com os braços cruzados é certeza que se alguém perguntar no final do curso o que foi dito, eles não saberão responder, pois não conseguiram assimilar.

A barreira que se forma com o braços cruzados sobre o peito, sendo apenas um ou os dois braços é a tentativa inconsciente de bloquear algo indesejável. A pessoa inconscientemente bloqueia tudo que possa atingir seus órgãos vitais.

Algumas pessoas dizem em meus treinamentos:
"Ah..mas eu me sinto confortável assim.."
Sim, claro!Se você se sente confortável criando uma barreira, é porque algo externo está desconfortável para você! Outra observação é que você pode se sentir confortável, mas estará passando uma mensagem extremamente negativa para quem estiver perto.

"Sim mas o que fazer quando um cliente, um entrevistador ou alguém cruza os braços na minha frente?"
Mude a conversa, pergunte se ele tem alguma observação a fazer, se ele tem alguma dúvida ou dê algum objeto para ele segurar! Qualquer atitude que o faça descruzar os braços e inclinar para frente.
Lembrando que existem as variantes do braço cruzado, ou seja, com as  mãos fechadas, polegares para cima, etc.
Mas deixarei para escrever sobre isto em outra ocasião!