domingo, 23 de outubro de 2011

A Linguagem Corporal: Mostre as mãos!

As pessoas quando são sinceras e honestas não escondem suas mãos. Nas outras, este gesto gera uma intuição de que a pessoa está sendo verdadeira..
Se você começar a observar as crianças, notará que quando estão mentindo, geralmente escondem as mãos atrás das costas, bem como um  adulto pode colocar as mãos nos bolsos quando vai contar uma mentira.

Se olhar as fotos de líderes falando ao público, poderá notar muitas mãos abertas..
Então você pergunta:
"É possível ensaiar esse gesto da mão espalmada mesmo contando uma mentira?"
A resposta é sim...e também não. Se você disser uma mentira com as mãos espalmadas, todo o seu corpo tem que estar em sintonia com as suas palavras, além das mãos. Ou seja, é a coerência do conjunto que cria uma sintonia entre palavras e gestos.
Por exemplo, não adianta a mão espalmada se você conta um mentira e logo sem seguida coloca as mãos na boca ou no nariz!
Mas existem sim políticos, vigaristas e mentirosos profissionais que desenvolvem a aptidão para dissimular os sinais corporais em mentiras. Pessoas psicopatas podem contar uma grande mentira sem nenhum sinal corporal, nem mesmo um micro sinal que as delate.
Isso me fez lembrar de um político que falando sobre a necessidade de acabar com a violência e defendendo a paz, dava socos na mesa..mostrando um grande falta de sintonia entre a mensagem oral e gestos.

O que precisamos saber é que emoções e gestos tem uma estreita relação. Eu disse emoções e não linguagem oral. Isso quer dizer que a sua linguagem corporal vai manifestar exatamente suas emoções, mesmo que a sua linguagem verbal esteja tentando dissimular estas emoções com outro discurso.
Quando você fala com as mãos espalmadas, não só está transmitindo sua sinceridade mas também está encorajando o seu interlocutor a ser sincero com você.
Pense nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário