quinta-feira, 6 de julho de 2023

Dicas de Prospecção de vendas: quando as referências podem atrapalhar?

 Em um dos meus cursos foi discutido se as referências podem dificultar a abordagem: 


 

"O Carlos da filial da Bahia disse que vocês têm problemas frequentes com a manutenção do equipamento X..." 

 

A referência pode abrir o diálogo com um decisor, mas nem sempre vai gerar uma percepção positiva. Quando o vendedor usa informações de terceiros pode gerar constrangimento ou pressupor que ele não é profissional. 

 

Use as referências para estimular o próprio decisor a falar dos problemas através de perguntas: 


Exemplo:


"Quais são as dificuldades que você observa no equipamento X? Excesso de manutenção, por exemplo?" 

 

E a expertise? 

 

É obvio que todo vendedor consultivo precisa ter expertise naquilo que se propõe a vender, mas nos anos 70, em um trabalho com a Xerox, Neil Rackham identificou que a curva dos resultados dos vendedores caiam a partir do momento em que eles passavam a se tornar "especialistas". 

 

Isso se deve ao fato que, a partir do momento em que entendiam todas as necessidades dos clientes potenciais e os possíveis problemas, as vezes atropelavam o processo, pressupondo o problema e já oferecendo a solução adequada. 

 
Neil Rackham identificou que compradores/decisores preferem mais os vendedores que perguntam do que aqueles que discorrem sobre um assunto, afirmando que o cliente tem um problema. 

 
 

"As pessoas se convencem mais facilmente quando descobrem as coisas por elas mesmas."

 

A frase acima de Michael Boshorth retrata bem essa questão da expertise. 

 

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