terça-feira, 3 de abril de 2012

DICAS DE LINGUAGEM CORPORAL PARA REUNIÕES E ENTREVISTAS



“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.”    Friedrich Nietzsche


Você está em uma reunião ou uma entrevista e aquela pessoa que decide, durante a sua explanação, olha várias vezes para os lados e para a porta. O que fazer? O que esse gesto diz?
Braços, pernas, posição dos pés, posição do corpo, pequenos sinais com os lábios, sobrancelhas, o balançar da cabeça, olhar para o lado, mão espalmada, fechada ou escondida, coçar atrás da orelha, dedo no nariz, etc.
A linguagem corporal, por ser inconsciente é 90% verdadeira e 70% da nossa comunicação. Se você tem habilidades para reconhecer estes sinais, pode sair na frente em uma negociação, entrevistas ou melhorar  a comunicação com chefes, subordinados, motivá-los ou convencê-los.

Deixo aqui algumas dicas básicas para reuniões de negócios ou entrevistas.

Corpo para frente.
Ótimo sinal! Mostra interesse no assunto.
Na figura ao lado, não só o corpo de ambos estão em atitude positiva, mas também em espelhamento. (Rapport).
Se a pessoa se inclina em sua direção, indica interesse pela sua exposição, se ao contrário, inclina para trás, mostra desconfiança ou desinteresse.

Sinais negativos
Mãos no queixo, corpo inclinado para trás, testa franzida.
Dúvida  sobre o que você está falando, receio.
O corpo jogado para um dos lados também é um sinal negativo de não aceitação.






Aceita um café ou uma água?
Observe de que lado a pessoa colocou a sua xícara de café. Se ela estiver insegura ou hesitante sobre  o que está ouvindo a xícara estará do lado oposto da mão para formar uma barreira com o braço.

Note a diferença das duas imagens.




O Aperto de mão.
O aperto de mão tem que ser forte, porém um aperto de mão fraco e frouxo não indica falta de sinceridade como diz o senso comum. Em uma negociação, por exemplo, indica fraqueza. A pessoa que tem um aperto de mão leve em uma negociação estará sujeita ceder em tudo. As mulheres de negócios ou que estão em cargo de comando, precisam a apertar a mão dos homens com firmeza para não passarem essa mensagem de fraqueza.


Almoço ou jantar de negócios?
Quer levar um cliente potencial para almoçar ou jantar?
Termine a conversa antes que a comida chegue.
O Cérebro fica mais lento no processo de digestão, o que pode ser desastroso para os negócios.

           


Onde estão as mãos?
As mãos são fortes indicadores do pensamento das pessoas.
Braços cruzados, mãos no bolso, no quadril, atrás das costas são sinais negativos. Mãos espalmadas na mesa, abertas são ótimos sinais.







Gostaria de lembrar que a análise da LC se faz através do conjunto, dentro de um contexto e que o objetivo de estudá-la é entender o que a pessoa está sentindo, como se posiciona, para você entrar em sintonia com ela.
Por exemplo: Se uma pessoa cruza os braços quando você está falando, sabendo que é um sinal negativo, mude a conversa ou pergunte se existe alguma dúvida ou objeção. Faça a pessoa descruzar os braços!

Realizamos cursos de Linguagem Corporal com foco na melhoria da comunicação nos negócios.
Informações: faleagora@mhaya.com.br ou Tel.: 11-4321-6371

Livro de Consulta:

"Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal" Allan e Bárbara Peace
"Linguagem do Corpo n Trabalho" Peter Calyton

                       





Nenhum comentário:

Postar um comentário