segunda-feira, 26 de março de 2012

Fazendo um Workshop para Prospecção de Clientes




Dando continuidade às dicas de prospecção de novos clientes, vou falar sobre uma estratégia  que a grande maioria das empresas não utiliza ou desconhece.
Trata-se do Workshop interno, ou uma palestra sobre determinado assunto relevante para um grupo de prospects que a empresa quer conquistar. Pode ser sobre um equipamento, processo, redução de custos, melhoria  ou produtos/serviços.

A estratégia é bem simples: ao contrário de realizar um contato telefônico para tentar agendar uma visita, você entra em contato para convidar o decisor para uma palestra na sua empresa, com café ou almoço.
Reúna esse grupo de prospects  com alguns clientes especiais e totalmente satisfeitos. A intenção é que os clientes especiais influenciem os prospects.

VANTAGENS:
Você estreita o relacionamento com esse futuro cliente. Ele conhece a empresa, os colaboradores, conhece o processo de fabricação do produto, ou a organização do seu escritório no caso de serviços. Leve este cliente, se possível, para um tour onde você terá a oportunidade de uma conversa descontraída e amigável, sem a tensão de uma primeira reunião.

Esta técnica também é utilizada para fidelizar clientes. A partir do momento que você oferece cursos e workshops na sua empresa com o objetivo de aprimoramento dos colaboradores do cliente, cria uma imagem positiva, de fornecedor-parceiro, além de estar a um passo a frente da concorrência.

DESVANTAGENS:
Organizar este tipo de evento dentro da empresa requer comprometimento de toda a equipe. A empresa tem que estar organizada para passar a melhor imagem, além do custo da organização como: coffee break, almoço, projetor, apresentações multimídia, etc.

OBJEÇÕES:
  1. Não tenho espaço na minha empresa para realizar um evento assim.
      R: Você poderá realizar o evento alugando um espaço em um hotel  ou nas        Associações comerciais de sua cidade.

  1. As pessoas são ocupadas e não podem sair da empresa para participar de eventos em empresas que não conhecem.
      R: Vai depender do assunto do seu Workshop e da sua abordagem para  o convite. Algumas pessoas desistem antes mesmo de tentar.

Lembrando que esta estratégia de prospecção é voltada para clientes com grande potencial de compra.

Fica a dica.

Cursos de Prospecção de Clientes
Mhaya Treinamentos
www.mhaya.com.br