terça-feira, 11 de julho de 2023

Prospecção de vendas: A diferença entre respostas e resultados na prospecção por e-mail.

 

Resposta não quer dizer resultado, assim como open rate não quer dizer interesse. 




Exemplo bem simples: 


O SDR disparou 20 e-mails, teve 5 respostas, mas todas: 

“Não tenho interesse” - “Já temos parceiro” - “Tire o meu e-mail da sua lista”. 


Ou seja, teve 5 respostas e zero resultado. 


Outro tema que considero importante é que taxa de abertura não quer dizer necessariamente engajamento do lead com a mensagem.  


Eu mesma abro e-mails por causa do assunto e quando leio a primeira linha já deleto. 

Logo, se você tem alta taxa de abertura no primeiro e-mail e isso vai reduzindo com a cadência e nada de respostas, pergunte-se: 


  • Estou usando assuntos enganosos ou sensacionalistas?  
  1. Se a resposta for sim, pare!

  2. Assuntos enganosos realmente aumentam a taxa de open rate, mas é só. E enganar o lead não é uma boa estratégia! 

 

  • O meu e-mail é aquele genérico que automatizo para toda e qualquer empresa, em massa e como se não houvesse amanhã?  
  • Minha estratégia tem mais cara de e-marketing do que de e-mails de prospecção? 
Bem, todas as mais conhecidas empresas de sales engagement já pesquisaram, pesquisaram e já cansaram de afirmar que quanto mais personalizado mais respostas!

E o que fazer com os e-mails não respondidos?  A resposta para essa pergunta é óbvia: 

Se puder ligue. 


O único problema é que se o e-mail foi muito genérico, se a cadência de e-mails foi única e muito longa pode ser que o cliente potencial nem queira atender o seu contato. 

 

E ai? Você tem mais respostas ou resultados na sua prospecção por e-mails? 

 

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