quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Mito: “vendedor que é bom, vende qualquer coisa”


Em meus 15 anos treinando já conheci vários vendedores que não conseguiam bater suas metas. Falta de experiência? Não. Muito pelo contrário.  Muitas vezes era o talento certo na empresa e/ou produto errado. É comum colocarem vendas e vendedores no mesmo pacote. Aliás, diz o senso comum que ser vendedor se resume em “falar muito e ter o dom de persuadir”. Um dos erros é o vendedor com perfil externo atuando com vendas internas. Vendedores também têm diferentes perfis, por exemplo: 1. Temos o vendedor comunicador, com dom da persuasão; 2. Temos o vendedor mais técnico, um analista. As habilidades técnicas de um profissional podem ser aprendidas e o comportamento pode ser adequado a situações ou contextos, mas quando o comportamento tem que se adequar, com o passar do tempo, devido a um esforço não natural, existe um desgaste, falta de energia ou estresse. O vendedor precisa analisar:  Quais são as minhas forças? Onde eu sou melhor? Essa análise também precisa ser feita pela gestão no momento da contratação: Qual é o tipo de vendas da minha empresa? Qual o perfil de vendedor que preciso? Fica a dica, sucesso!

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