Para responder essa questão precisamos analisar:
1 Seu produto/serviço/processos têm necessidades de melhorias?
2 O cliente está totalmente informado sobre o produto/serviço/ processos? (prazos, qualidade, garantias, etc.)
3 O cliente tem histórico de reclamações sem fundamentos?
Quando sua empresa têm falhas o feedback é uma boa maneira de impulsionar melhorias. Como agir?
*Agradeça
*Meça a quantidade de reclamações
*Viabilize correções e melhorias
*Dê a devolutiva ao cliente mostrando ações para resolução do problema
E o cliente reclamão?
O cliente reclamão vai continuar agindo da mesma maneira, mas aos poucos você pode conseguir reverter essa postura. Como agir?
*Agradeça
* Faça perguntas. As perguntas podem levar o cliente a compreender que ele está equivocado
*Deixe claro as regras e procedimentos para você ter argumentos
*Divulgue pesquisas de satisfação com outras empresas do mesmo porte ou segmento através de newsletters. Talvez ele entenda que suas reclamações não têm fundamento lendo outras opiniões.
Por fim, se o cliente não for lucrativo e você tem certeza de que segue todos os padrões de atendimento, qualidade e procedimentos, deixe-o ir. Uma empresa também pode “demitir” um cliente.
Fica a dica!
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