terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Dicas de prospecção: A proposta enviada ao cliente não é cartão de visita.



Cliente potencial entra em contato e pede uma proposta para um produto/serviço “X”. Você envia a proposta e nunca mais consegue contato com essa pessoa. Se você está recebendo muitos pedidos de propostas/orçamentos, mas não está fechando, precisa rever essa prática. A questão é que proposta não é cartão de visita, nem folhetos...ela precisa ser planejada e estudada. Se você ouve com frequência: “Mande a proposta, conforme for depois agendamos uma reunião” Provavelmente este pedido está acontecendo por dois motivos, não generalizando, é claro: 1. Seu concorrente desenvolveu a necessidade mostrando um problema para esse cliente. Isso quer dizer que  esse concorrente está no topo da lista e o cliente precisa de outros orçamentos. Lembre-se: quem chegou primeiro tem uma vantagem. 2. Ele tem uma necessidade/problema  e está buscando uma solução. Ou está checando valores ou fazendo um "leilão" de preços com seu concorrente. “Ahh ele não quer me receber, então vou mandar..quem sabe..” Sabemos que em alguns segmentos a guerra por preço é que decide, mas é sempre aconselhável educar o cliente para entender que uma proposta/orçamento é uma etapa importante do processo e quanto mais informações você tiver, melhor para ambos. Fica a dica e sucesso!!!!

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