Tania Medeiros, Sócia gerente na Exportadora
Portuguesa M&R Ltda, questiona que não recebe retorno após um primeiro
contato e envio da apresentação da sua empresa, solicitada pelo próprio
decisor:
“Com certeza é uma dúvida de muitos, minha empresa
é de exportação estamos sediada em Portugal, muitas vezes empresas com sede no
Brasil ou em outros países solicitam nossa apresentação, portfólio, etc.
enviamos e ficamos sem resposta seja ela positiva ou negativa. Procuramos
entrar em contato e mesmo assim não temos resposta.”
Assim como a
Tânia, muitos profissionais estão na mesma situação, sem saber exatamente porque
após o envio das apresentações não recebem uma resposta positiva ou negativa. Falta
de atenção? Crise nas relações comerciais? Será que os decisores leem as
apresentações, guardam ou apenas descartam? Se guardam, qual é o critério?
Quando eu leio esses questionamentos nas mídias sociais ou ouço em meus treinamentos,
lembro do filme “Ele não está tão a fim de Você”..
Compradores
são de marte, vendedores de Venus?
Em uma ponta,
temos o profissional de vendas que entra em contato com as empresas para
prospecção de novos clientes e na outra
ponta temos o decisor que recebe uma quantidade enorme de telefonemas por dia,
algumas vezes de profissionais despreparados, oferecendo o que eles já têm, por
um preço que já têm, com uma qualidade igual e uma abordagem idêntica. Compradores
são cada vez mais pressionados a baixar custos, mas ao mesmo tempo adquirir
produtos com qualidade para manter as empresas competitivas. Já os vendedores são
cada vez mais pressionados por metas e por um mercado globalizado
e clientes exigentes.
Como entender o lado
do outro?
Marcelo Pinto da Rocha, gerente licitações da Reymaster, afirma que acaba se envolvendo em algumas negociações
de produtos junto a fornecedores e por esse envolvimento destaca que o problema
também é criar um diferencial para alguns produtos, e aconselha fazer o follow
up sempre:
“O problema é quando o produto/serviço é algo
comum, muito fácil de obter e você não acha nenhum diferencial na oferta
recebida, acaba ficando de lado, esquecido. Por isso o vendedor precisa fazer
FOLLOW-UP e prestar atenção no que o cliente diz para ele, no seu jeito(...)” sugere.
Márcio vendedor na
Empresa Estribofire, também analisa a questão olhando pela sua lente e pela
lente do comprador:
“(...)muitas vezes o trabalho do vendedor enviar apresentação, se torna
em vão, igual a curriculum para preenchimento de vagas, já fiz vendas
gigantescas, e também vendas de um produto, quando o comprador tem que comprar
ele compra sem muita burocracia, as vezes pede uma amostra pra conhecer o
produto e depois sim vira uma parceria, já fui comprador também sei como funciona
(...)” afirma.
A Qualificação e o diferencial competitivo
Outro ponto crucial descrito pelos profissionais da
área de compras é quanto a qualificação de prospects. Quando se fala em
‘prospect’s, estamos falando de uma empresa ou pessoa com potencial para
adquirir nosso produto ou serviço. Ele é potencial quando precisa do nosso
produto/serviço e pode pagá-lo. Se não não é um prospects, logo nem devemos
perder nosso tempo, principalmente com o envio de material de divulgação. Esta
etapa do trabalho de prospecção se chama ‘qualificação’, ou seja, tentar
levantar o máximo de informações, de preferência antes do primeiro contato. Se
não for possível conseguir a informação antes da primeira abordagem, a primeira
pergunta a ser feita é “o Sr(a) utiliza tal produto/serviço?” Alguns vendedores
fazem um “discurso” falando sobre a empresa, produtos, etc., sem saber antes se é um cliente potencial.
Davi Paula Costa, comprador na Bramont Montadora Idl. e Coml de Veículos
SA é um dos profissionais que alerta para a importância da qualificação no
processo de prospecção:
“O que acontece é
que alguns vendedores não prospectam corretamente, as vezes estão querendo
vender em mercados onde seus produtos não tem nenhuma utilização, mas por
educação e respeito profissional pedimos que nos envie uma apresentação.”
Davi conclui afirmando que olha todas as apresentações enviadas:
“Realmente, os compradores são exatamente
assim, ou seja, pedem uma apresentação da empresa, porém, acredito que nem
todos sejam como você coloque que não olham as apresentações, eu, por exemplo,
em geral olho todas as apresentações que me enviam”.
Ana Paula César
Viana, Especialista em Compras na Peixoto Atacado, afirma que lê as
apresentações: “Eu, particularmente, olho as apresentações sim, mas nem todas
me interessam..” Ana acha interessante responder mesmo que não seja um produto relevante,
porém alerta também para a falta de diferencial competitivo:
“O que faz, na
minha opinião, a apresentação ser interessante, é a primeira impressão e o
diferencial que o produto ou serviço possuem. Se for algo sem relevância ou
que não agregue valor ao meu negocio, já percebo desde o inicio e nem olho toda
a apresentação. Porem, é educado e de bom tom responder ao e-mail dizendo
que no momento não existe oportunidade para introduções. Isso toma pouco tempo
e deixa uma boa impressão, afinal o mercado é cíclico e devemos nos preocupar
em deixar uma boa imagem.”
Ainda sobre esse tema, Joice Dias, assistente de comércio
exterior na BC Trade Comercial Importadora e Exportadora, reforça que o
diferencial competitivo é um dos pontos significativos para a área de compras: “Compro, dentre outras coisas (produtos para exportação, etc.) fretes
internacionais e há pouco diferencial neste tipo de serviço. Ninguém oferece
nada de novo.” Conta.
Joice também enfatiza sobre a impossibilidade de
atender a todos, o que responde o questionamento do porquê a maioria não atende
ligações:
“Recebo pelo menos cinco
ligações de novos vendedores de fretes por dia, não dá pra parar e conversar
com todo mundo, peço sim a apresentação e envio um formulário para
preenchimento de dados como resposta, e arquivo quando o recebo de volta, para
posterior qualificação de fornecedores.”
Rogério Moura Mello, comprador na Rio Grande Fertilizantes já deixa
claro que muitas vezes o comprador está satisfeito com o atual fornecedor e não
vale a pena trocar seis por meia dúzia:
“Boa parte dos
vendedores tem uma visão que seu produto é imprescindível à minha empresa, ledo
engano, se tenho 8 fornecedores (material elétrico - por exemplo) que atendem
minhas perspectivas, conhecem meu perfil de qualidade, preço e velocidade de
entrega, pouco resta a novos fornecedores interessados em me atender, ainda
mais se houver algum fator que o diminua perante os fornecedores já
consolidados (frete CIF, preço ou menor qualidade).”
Ser lembrado sempre!
No artigo Compradores x Vendedores (que pode ser
lido aqui: http://www.dicasdamyrian.blog.br/2014/01/vendedores-x-compradores-o-que-pensam.html) também foi mencionado a importância do vendedor manter contato por
e-mail, não para cobrar uma posição da apresentação que foi enviada, mas
tentando manter uma entrosamento com o decisor. Sobre esse tema, Antônio Francisco Alves,
comprador pleno, atualmente administrando o portal Areáguas, sugere como pode
ser essa relação:
“(...)mantenham o comprador informado das
novidades da sua empresa através de e-mail ou rápidos telefonemas (sem
pressão), façam propaganda; anunciem suas empresas e seus produtos em veículos
com foco em compradores e pessoas diretamente ligadas com aquisições nas
empresas(...)”
Na mesma linha de pensamento, completa Marcelo da Reymaster: “(...) deixe o canal
aberto para que no futuro possa ofertar outra solução, ou até a mesma, pois em
um segundo momento poderá passar a interessar.”
Nathan J. Silva, comprador da Gecal Industria e
Comércio de Produtos Minerais, finaliza:
“Tudo uma questão de percepção,
os vendedores devem ligar ou até agendar uma visita, estreitar a relação e ser
percebido como parceiro, juntamente com um preço competitivo. Manter este
contato sem ser inconveniente ao comprador, afim de ser lembrado por ele, e
lembrem-se os compradores compram quando surge a necessidade, não tentem forçar
a venda."
Resumindo..
Podemos perceber que os compradores e vendedores que
participaram deste debate, apesar de segmentos diferenciados, estão alinhados
em suas sugestões e colocações. Sim, decisores pedem a apresentação, mas isso não é um
sinal de que estão interessados no seu produto ou serviço. Se você não tem um
diferencial, algo que supra uma necessidade, que seja uma solução, a sua
apresentação será lida e arquivada e talvez surja uma oportunidade ou não de
inclusão. Por esse motivo muitos não respondem ou não atendem telefonemas.
Alguns compradores vão responder e outros não, então não se apegue somente a essa
resposta e mantenha contato, lembrando que manter contato não é ligar todos os
dias e mandar e-mails cobrando uma posição.
Três pontos relevantes para os
decisores:
- Diferencial
- Follow up
- Qualificação
Agradeço a todos que participaram do debate!
Inscreva-se!
CURSO PROSPECÇÃO B2B
Data: 21/11/2014 das 09h00 as 18h00
Local: Avenida Cardeal Arcoverde - Pinheiros - SP
Informações e Programa:
falecom@mhaya.com.br | www.mhaya.com.br
Fantástico este artigo e de muita importância tanto ao vendedor quanto ao comprador. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário e visita!
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