Todos
falam em vendas consultivas, mas essa metodologia começa com a prospecção.
O
quanto você se coloca como consultivo no primeiro contato?
A
venda consultiva começa com:
1.
Qual a “dor” ? Antes
de supor tenho que diagnósticar;
2.
O que se perde ou o
podemos aumentar?
3.
Solução
4.
Referências - tenho
algum case?
Vendas
Consultiva não é apontar que o cliente tem a “dor”, aliás essa é uma prática
bem anos 80, quando vendedores vendiam mais “discursos” do que soluções.
Vendas
Consultivas como o próprio nome diz, é ser consultor, fazer um levantamento e
somente Depois sugerir a solução.
Usando
uma analogia simples, imagine eu abordando uma pessoa que não me conhece e
falando:
“Oi,
eu sei que a maioria das pessoas como você tem problemas financeiros
porque eu já ajudei várias com o mesmo problema.”
Essa
pessoa pode ter duas reações:
1.
Sentir que eu sei o
problema que ela passa e me dar abertura;
2.
Achar que eu sou
invasiva e declinar ou não se enxergar com o problema financeiro.
O
problema é que não podemos apostar que todos os decisores são 1, na verdade a
maioria das objeções que ouvimos é porque na verdade, a maioria é 2.
Como
consultivo, evitarei supor e posso usar uma pergunta aberta para estimular a
pessoa a falar:
“Oi,
analisando a sua vida como um todo, existe algum ponto que você gostaria de
mudar para melhor?”
Ou
posso usar a pergunta aberta direcionada, para conduzir o decisor a uma
resposta que eu quero:
“Oi
analisando a sua vida como um todo, principalmente a questão FINANCEIRA, pois
dinheiro impacta em tudo, tem algo que você gostaria de potencializar?
O
que vem depois? A sugestão da solução:
“E
se você pudesse reduzir as suas despesas em 20%? Quanto você lucraria em um
ano?”
Depois?
Referências/gatilhos. “Eu já ajudei 100 pessoas com essa dificuldade. Vamos
fazer uma análise mais detalhada?”
Todo
trabalho de consultoria se faz uma análise ouvindo as partes antes de
propor a solução.
Um
consultor ouve e depois fala de solução.
Porque
em vendas insistem em mudar a ordem?
#ProspectandoJuntos
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