A maioria dos vendedores prefere receber contatos de vendas do que fazer o cold call.
É fato que quando um vendedor faz uma prospecção ativa ele tem algumas vantagens. Quais?
1. Ele consegue desenvolver a necessidade no cliente;
2. Se ele desenvolve a necessidade, levantando as “dores” o decisor o elege para o topo das opções, mesmo que faça outras cotações, a preferência na negociação será com o primeiro.
3. Acompanha todo o processo desde o inicio.
Apesar de parecer mais cômodo e mais fácil chegar a um fechamento, a prospecção receptiva tem algumas desvantagens:
1. Quando o cliente tem uma necessidade ativa ele já tem em mente o que quer e pode ser mais complicado uma mudança de percepção;
2. Você não sabe com quantos concorrentes o decisor está cotando a solução;
3. Você pode ser apenas uma opção para ele checar preços;
4. As vezes nem opção você é, mas um dos 3 orçamentos necessários para cotação;
A prospecção receptiva em vendas complexas e de grande valor pode criar uma falsa expectativa de vendas.
Fica a dica, sucesso!
Um espaço para conversarmos sobre prospecção de vendas, outbound, cold call, comportamento humano em vendas, entre outros temas. Sente-se e pegue seu café!
terça-feira, 10 de julho de 2018
Prospecção ativa x receptiva em vendas de grande valor
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Tenho 22 anos de experiência em prospecção de vendas e atuo com treinamentos de prospecção desde 2004, ou seja, 19 anos.
Atualmente desenvolvi o formato de Mentoring por acreditar que segmentos, profissionais de vendas, processos e decisores são diferentes e os métodos precisam ser personalizados!
Personalizados para os times de vendas ou personalizados para você que precisa melhores resultados na prospecção de vendas B2B.
São mais de 17.000 profissionais mentorados e com resultados imediatos.
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