segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VOCÊ É INSUBSTITUÍVEL? QUAL É O SEU TALENTO?

Conheci uma profissional da área de Marketing que de surpresa, em uma sexta feira foi demitida da empresa e substituída por uma assistente de vendas recém-formada em Marketing.

Vamos falar de alguns mitos e lendas sobre talento?

Todo Talento é substituível

Quando ouço profissionais de RH ou gestores bradando que ninguém é insubstituível  ao mesmo tempo em que procuram talentos, me parece um contrassenso. Se qualquer talento e´ substituível e se pode criar talentos com qualquer treinamento, por que essa busca incessante de talentos? Talento se ensina? Alguém já fez um treinamento ou curso de desenvolvimento de talento e saiu certificado para tal? É possível pegar uma pessoa e transformá-la com treinamentos e cursos em um Mozart?
Mozart foi substituído? Por quem?
Elvis foi substituído? Jorge Amado? Atualmente alguém pinta uma tela como Picasso?

Freddie Mercury morreu e o Queen acabou porque Freddie era insubstituível!

Talento habilidade e  conhecimento

Vamos separar o que é talento do conhecimento e habilidades.
Habilidades e conhecimento podem ser desenvolvidos e adquiridos, enquanto que o talento não.
Habilidade é o modo como se desempenha algo e pode ser transferidas de uma pessoa para outra. Exemplo: para os contadores existe uma habilidade com matemática e se um contador iniciante não tiver essa habilidade, pode-se ensinar.
Conhecimento é aquilo que você tem consciência. Pode ser conhecimento factual e conhecimentos que você adquiriu pela experiência.
Vamos aos exemplos:
Para um vendedor, o conhecimento factual são as características e benefícios do seu produto e o conhecimento pela experiência é aquele onde o vendedor pela sabe os padrões de compras dos seus clientes. Os dois podem ser transferidos para outras pessoas, atém mesmo a experiência através de treinamentos.

Talento não se limita a grandes cargos

Você acha que conseguiria ser um excelente camareiro? Acha que esse é um trabalho desmoralizante e que qualquer um poderia fazer? Se sua resposta foi sim, essa não é a realidade. Até para ser camareiro, é preciso talento.


O grupo líder em hotelaria do mundo (15 mil quartos e 3 mil camareiros) tem grande dificuldade de encontrar camareiros com talento. O que os melhores camareiros fazem?
Eles fazem um show para os hóspedes! Alguns camareiros da filial da Inglaterra pegam os brinquedos que as crianças deixam na cama e todos os dias montam uma ceninha com eles. Colocam, por exemplo, o urso com a pata na caixa de chocolates e o coelho com a mão no controle remoto. Quando as crianças chegam imaginam que seus bichos de pelúcia passaram o daí inteiro comendo chocolates e vendo TV e ficam extasiadas!
A diferença desses camareiros para outros é que olham o quarto pelos olhos do hóspede, ou seja, eles têm um talento para esse trabalho.

E finalizando..


Aquela profissional de marketing lá do início da matéria, depois de um ano que foi demitida, recebeu uma proposta para voltar para a empresa do próprio Diretor. Por quê? Ele alegou que ela era uma profissional que fazia seu trabalho com eficiência e agilidade e por esse motivo queria recontratá-la.  Ela tinha esse talento e pelo menos, para aquela empresa era insubstituível.


Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário