Quantas ligações para
prospectar novos clientes você faz por dia? 20? 30? 50?
Quanto tempo você
disponibiliza para realizar esse trabalho?
Minha opinião é que vendedor precisa cuidar do atendimento, se preparar para as reuniões, visitar
os clientes ativos para descobrir novas necessidades, visitar os clientes
inativos para reativá-los, cuidar da fidelização, fazer cursos de aperfeiçoamento,
ler, se preparar, etc.
Muitos vendedores
precisam focar tanto na prospecção dos novos que acabam por deixar o
atendimento dos seus clientes sem segundo plano, descuidando-se assim da
fidelização. Por esse motivo muitas empresas ficam no círculo vicioso: perdem-prospectarm-perdem-prospectam.
E por que não
direcionar o trabalho de prospecção com agendamento de visitas para
profissionais específicos?
Você que é vendedor, o
que acha de receber semanalmente os formulários de visitas agendadas com o
perfil do cliente, na mesma região
melhorando inclusive a logística e com dias e horários agendados?
Esse é o procedimento
viável e estratégico. Mas para cada novo projeto, para cada empresa existe
vantagem e desvantagens. Vamos analisar?
Profissionais
qualificados
O ideal é aproveitar
profissionais da própria empresa, de chão de fábrica ou da área administrativa, por exemplo. Por que? Porque são pessoas que já
conhecem o produto/serviço e podem ter essa chance de upgrade no trabalho. Além
disso, economiza-se com tempo de treinamento do produto. Se você não tem essas
pessoas para serem aproveitadas, contrate-as do mercado, dê um treinamento
sobre o produto e regras gerais de prospecção, abordagem e argumentação.
Prefira as pessoas que já tiveram alguma experiência com atendimento
humanizado, que não fiquem presas a script de tela e tenham desenvoltura para
cativar o cliente potencial.
Atividades
Esses profissionais
terão como missão buscar, qualificar e abordar clientes potenciais por telefone,
controlar as ligações efetuadas, etc.Também serão encarregados de enviar apresentações,
amostras, etc e retornar contatos até conseguir o agendamento de reuniões. O
Vendedor terá suas atividades direcionadas para as reuniões ou visitas
técnicas.
Prospecção
Ativa
Uma equipe entrando em
contatos todos os dias para agendamento de reuniões faz uma prospecção ATIVA. Esse
tipo de prospecção pode gerar melhores resultados que anúncios, feiras de
negócios, etc. que são PASSIVAS.
Delegando
clientes
O vendedor que é
centralizador e não consegue delegar pode se sentir um pouco sob controle da
empresa. A carteira de clientes neste caso, pertence à empresa já que ela fez
todo o trabalho de prospecção.
Custo
Aumenta-se o custo com salários
dos colaboradores e telefonia.
Reuniões periódicas
Serão necessárias
reuniões de ajustes. Os vendedores e a equipe de prospecção devem se reunir com
frequência para feedback das reuniões e melhorias dos processos.
Algumas empresas no mercado fazem o trabalho de levantamento de leads e até
de agendamento de visitas, porém o custo desse trabalho ainda é alto para a
maioria das empresas. O histórico de agendamento de reuniões
produtivas de uma dessas empresas (pesquisada por mim) pode variar de 6/mês
para um universo de 400 contatos.
Um profissional bem treinado pode superar esse número com facilidade dependendo do seu produto ou serviço.
Um profissional bem treinado pode superar esse número com facilidade dependendo do seu produto ou serviço.
Vale
a pena pensar na possibilidade de ter sua própria equipe de prospecção, mesmo
que seja de dois profissionais.
Fica a dica!
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