Bem, vamos por partes...
Se você está procurando uma técnica milagrosa para chegar na
frente de um cliente potencial e “PLIN!” em 30 segundos ele assina um contrato, desista! Rapport
não é lavagem cerebral, não é hipnose, não é magia.
Rapport, uma palavra francesa que significa acompanhar,
criar vinculo, vai apenas auxiliá-lo a melhorar a sua comunicação, a criar uma
“ponte” entre você e seu interlocutor.
Mas como usar as técnicas de Rapport afinal?
Veja a figura abaixo:
Provavelmente nem o rapaz e nem a moça sabem o que é rapport
e nenhum dos dois está espelhando o outro propositalmente. As pessoas entram em
rapport naturalmente, faz parte do subconsciente do ser humano (e dos animais)
espelhar, repetir movimentos de quem eles gostam, ou quando se sentem a vontade.
Richar Blander e John Grinder apenas perceberam que isso poderia ser feito
conscientemente e pensaram: “por que não espelhar alguém para gerar confiança?”
Epa..espere! Rapport não é imitar a outra pessoa
detalhadamente como um mímico! Não é porque a pessoa cruzou os braços que um
segundo depois você vai cruzar os braços também! Se Rapport é ACOMPANHAR você pode cruzar as pernas, os
tornozelos ..ou não cruzar nada, apenas usar o tom, velocidade e tonicidade da
voz igual ao do cliente.
Se o cliente fala devagar e pausadamente e você é do tipo
acelerado e fala rápido, se ajuste ao ritmo do cliente. Isso também funciona
por telefone. No subconsciente ele vai achar que você é igual a ele e as
pessoas tendem a gostar e confiar naqueles que lhes parecem iguais.
No exemplo acima, cliente e vendedor estão falando línguas diferentes
e é pouco provável que o cliente compre o carro. Você deve ter passado por uma
situação parecida em algum momento da sua vida, onde alguém não entendeu
exatamente o que você queria.
Agora vamos ver como esse vendedor poderia ter se comunicado:
Rapport é ver pelas lentes do cliente, respeitar os sistemas
representacionais e modelos mentais, falando a mesma língua!
Simples assim. Sem hipnotismo, sem lavagem cerebral e sem
magia.
Muitos vendedores fazem todas as etapas da prospecção com
excelência, muitas vezes demoram meses para conseguir uma reunião com um
prospect e quando estão lá, na frente desse contato estragam todo o processo e
depois se perguntam por que chegaram tão perto e não conseguiram concretizar a
venda.
O vínculo com a pessoa, a sintonia, a boa impressão se cria
no primeiro momento, não perca essa chance.
Fica a dica e sucesso!
Muito bomm
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