Vamos imaginar a seguinte situação:
Sra. Maria faz o
primeiro pedido para a empresa XYZ Ltda
É bem atendida, fecha o negócio por um bom preço, o prazo de pagamento é
interessante e o resultado final é bom para ambos. Cria-se um cliente satisfeito.
Depois de um ano, a Sra. Maria continua comprando da XYZ porque gosta da agilidade do atendimento e
da entrega. A XYZ também já ofereceu à Sra. Maria um desconto especial e os
atendentes já a reconhecem, tratam pelo primeiro nome e sabem exatamente os
produtos que a Sra. Maria precisa. A
Sra. Maria se tornou uma cliente fiel, apesar dos contatos frequentes da
concorrência, a Sra. Maria não pretende comprar de outra empresa.
Muito se fala sobre a importância da fidelização do cliente e o quanto as
empresas devem buscar esse estágio de relacionamento cliente-empresa. Eu
acredito que as empresas podem e devem buscar o degrau acima da fidelização, a
LEALDADE.
A lealdade é o ultimo estágio de
relacionamento com o cliente. É o topo da pirâmide. O cliente leal é aquele que
já passou pelo estágio das vantagens e descontos, da agilidade no atendimento,
da entrega rápida e exige apenas que as coisas funcionem como um relógio suíço,
pois não quer ter problemas ou erros. O cliente
Leal vende e defende a sua empresa.
A satisfação pode ser obtida em uma
única transação, mas não garante uma recompra. A fidelidade se conquista a
longo prazo e a lealdade com relacionamentos duradouros e parcerias.
Mas o que é preciso para subir as
escadas da fidelidade rumo à lealdade
- Investir na lealdade dos funcionários
Empresas
que não estão preparadas para o relacionamento com seus clientes, os vê como
adversários. Reclama dos clientes e
acham desgastante atendê-los. Por que isso ocorre?
§
os funcionários não possuem autonomia para
tomar decisões que resolvam os problemas dos clientes
§
os funcionários não são motivados a tomar
decisões em favor do cliente
§
não há comprometimento dos funcionários no
relacionamento com os clientes
§
não há interesse dos funcionários na
satisfação dos clientes por política da empresa
- Tratar clientes especiais de forma especial.
A primeira lei do Marketing One to One é:
Trate desigualmente os desiguais.
Um cliente importante tem que saber de
sua condição e deve ser tratado como tal. Não crie benefícios para todos os
clientes da empresa, sem qualquer critério. Perde o significado. Para se sentir
importante o cliente tem que saber que existem outros que não são tão
importantes quanto ele.
- Modelos de relacionamento. Qual é o seu?
Básico: A empresa vende ao cliente um produto
e não faz um acompanhamento.
Reativo: A empresa vende o produto e
disponibiliza um canal de contato para dúvidas, solução de problemas ou
reclamações.
Responsável: A empresa vende o produto e faz um
pós-venda para saber se está tudo OK, se colocando à disposição.
Pró-ativo: A empresa se preocupa em aperfeiçoar
a utilização do produto/serviço. O vendedor ou outro funcionário da empresa
entra em contato com o cliente, de tempos em tempos para fornecer informações
sobre aperfeiçoamentos do produto/serviço ou sobre novos produtos que poderiam
ser do interesse do cliente. Isso pode ser feito também através de Newsletters.
Cria-se sempre um vinculo com o cliente.
Se sua
empresa ainda está no modelo de relacionamento básico e reativo ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar
ao meio da escada e conseguir clientes fiéis e mudanças drásticas de gestão e
relacionamento para conseguir a lealdade. Se não existe um acompanhamento, uma
relação é difícil chegar a fidelidade, quanto mais à lealdade. Neste caso o
cliente pode comprar de você ou da concorrência a qualquer momento. Empresas
com nível de relacionamento básico e reativo, gastam mais com divulgação, publicidade, oferecem sempre descontos porque o ciclo de vida de seus
clientes é curto: compram uma vez e somem.
Depois de
alguns anos como cliente da XYZ Ltda, a Sra. Maria já convenceu toda a família e
a maioria dos amigos a utilizar os produtos e serviços da XYZ Ltda. Ela defende a marca e atua
hoje como uma cliente-vendedora dos produtos da empresa. Em troca a XYZ Ltda
ofereceu a Sra. Maria um programa de fidelização com diversas vantagens que
outros clientes não têm. A Sra. Maria é hoje uma cliente leal.
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