quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atendimento e o Degrau da Lealdade

Vamos imaginar a seguinte situação:

Sra. Maria faz o primeiro pedido para a empresa XYZ Ltda
É bem atendida, fecha o negócio por um  bom preço, o prazo de pagamento é interessante e o resultado final é bom para ambos. Cria-se um cliente satisfeito.
Depois de um ano, a Sra. Maria continua comprando da  XYZ porque gosta da agilidade do atendimento e da entrega. A XYZ também já ofereceu à Sra. Maria um desconto especial e os atendentes já a reconhecem, tratam pelo primeiro nome e sabem exatamente os produtos que a Sra. Maria precisa. A Sra. Maria se tornou uma cliente fiel, apesar dos contatos frequentes da concorrência, a Sra. Maria não pretende comprar de outra empresa.

Muito se fala sobre a importância da fidelização do cliente e o quanto as empresas devem buscar esse estágio de relacionamento cliente-empresa. Eu acredito que as empresas podem e devem buscar o degrau acima da fidelização, a LEALDADE.
A lealdade é o ultimo estágio de relacionamento com o cliente. É o topo da pirâmide. O cliente leal é aquele que já passou pelo estágio das vantagens e descontos, da agilidade no atendimento, da entrega rápida e exige apenas que as coisas funcionem como um relógio suíço, pois não quer ter problemas ou erros. O cliente Leal vende e defende a sua empresa.
A satisfação pode ser obtida em uma única transação, mas não garante uma recompra. A fidelidade se conquista a longo prazo e a lealdade com relacionamentos duradouros e parcerias. 

Você não pode garantir que um cliente satisfeito recusará as ofertas da concorrência, mas com certeza um cliente fiel pensará duas vezes antes de trair e um cliente leal nem pensará nessa possibilidade.
Mas o que é preciso para subir as escadas da fidelidade rumo à lealdade

  • Investir na lealdade dos funcionários

Empresas que não estão preparadas para o relacionamento com seus clientes, os vê como adversários.  Reclama dos clientes e acham desgastante atendê-los. Por que isso ocorre?
§  os funcionários não possuem autonomia para tomar decisões que resolvam os problemas dos clientes
§  os funcionários não são motivados a tomar decisões em favor do cliente
§  não há comprometimento dos funcionários no relacionamento com os clientes
§  não há interesse dos funcionários na satisfação dos clientes por política da empresa

  • Tratar clientes especiais de forma especial.

A primeira lei do Marketing One to One é: Trate desigualmente os desiguais.
Um cliente importante tem que saber de sua condição e deve ser tratado como tal. Não crie benefícios para todos os clientes da empresa, sem qualquer critério. Perde o significado. Para se sentir importante o cliente tem que saber que existem outros que não são tão importantes quanto ele.

  • Modelos de relacionamento. Qual é o seu?

Básico: A empresa vende ao cliente um produto e não faz um acompanhamento.
Reativo: A empresa vende o produto e disponibiliza um canal de contato para dúvidas, solução de problemas ou reclamações.
Responsável: A empresa vende o produto e faz um pós-venda para saber se está tudo OK, se colocando à disposição.
Pró-ativo: A empresa se preocupa em aperfeiçoar a utilização do produto/serviço. O vendedor ou outro funcionário da empresa entra em contato com o cliente, de tempos em tempos para fornecer informações sobre aperfeiçoamentos do produto/serviço ou sobre novos produtos que poderiam ser do interesse do cliente. Isso pode ser feito também através de Newsletters. Cria-se sempre um vinculo com o cliente.

Se sua empresa ainda está no modelo de relacionamento básico e reativo ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar ao meio da escada e conseguir clientes fiéis e mudanças drásticas de gestão e relacionamento para conseguir a lealdade. Se não existe um acompanhamento, uma relação é difícil chegar a fidelidade, quanto mais à lealdade. Neste caso o cliente pode comprar de você ou da concorrência a qualquer momento. Empresas com nível de relacionamento básico e reativo, gastam mais com  divulgação, publicidade, oferecem sempre descontos porque o ciclo de vida de  seus clientes é curto: compram uma vez e somem.

Depois de alguns anos como cliente da XYZ Ltda, a Sra. Maria já convenceu toda a família e a maioria dos amigos a utilizar os produtos e serviços da XYZ Ltda. Ela defende a marca e atua hoje como uma cliente-vendedora dos produtos da empresa. Em troca a XYZ Ltda ofereceu a Sra. Maria um programa de fidelização com diversas vantagens que outros clientes não têm. A Sra. Maria é hoje uma cliente leal.


Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais. 



prospecção de clientes prospecção de vendas dicas de prospecção vendas técnicas de vendas


Nenhum comentário:

Postar um comentário