quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Canalizando necessidades



Não é suficiente que o cliente tenha uma necessidade, mas que essa necessidade esteja congruente com a sua solução.

Antes de qualquer abordagem é necessário planejar as perguntas para que estas sejam uma maneira de conduzir o cliente para você.

Em um dos meus cursos, a profissional tinha 11 perguntas em seu roteiro. Nenhuma que pudesse conduzir o cliente potencial.

A maioria das perguntas criava barreiras que seriam difíceis de transpor.

Fazer perguntas requer planejamento + entender o cliente + entender para onde direcioná-lo.

1. Quais são os possíveis problemas?

2. Como posso solucionar os problemas?

3. Como canalizar o problema para o meu produto/serviço?

4. Quais as possíveis respostas que esta pergunta vai gerar?

Para que essa canalização funcione é necessário entender como transformar as características em benefícios, como já escrevi diversas vezes.

As perguntas são a alma da prospecção outbound. Não dá para fazer um cold call sem analisar a pergunta e a resposta esperada. Isso é conduzir.

Não basta abrir a torneira do cliente e deixar a água jorrar e desperdiçar. É preciso canalizar essa água (necessidade) para desaguar na sua solução através de dutos (perguntas).

Fica a dica!

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