Não é nenhuma grande descoberta afirmar que o processo de vendas começa com uma necessidade.
Sem a necessidade não existe interesse em mudanças, sem necessidade existe apenas objeções.
Mas por outro lado, a etapa da necessidade nem sempre é o momento em que o cliente entra em contato com sua empresa.
Em que etapa do processo de compras o cliente potencial está quando entra em contato?
A maioria acredita que o cliente potencial está na primeira fase, a da descoberta de um problema, mas ele pode estar já alguns passos adiante, pode estar escolhendo. Logo, para cada etapa existe uma ação do decisor e uma resposta condizente de vendas.
Não é efetivo fazer perguntas de necessidade quando o cliente já está selecionando as opções. É como se você estivesse no primeiro degrau de uma escadaria e o seu cliente estivesse no topo da escada ou voltando. Existe um desencontro de interesses.
Na tabela abaixo tento relacionar o processo de compras - a ação do decisor -correlacionando com as etapas de vendas e ações mais adequadas.
Um espaço para conversarmos sobre prospecção de vendas, outbound, cold call, comportamento humano em vendas, entre outros temas. Sente-se e pegue seu café!
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
Processo de compras x vendas na prospecção passiva (inbound)
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Tenho 22 anos de experiência em prospecção de vendas e atuo com treinamentos de prospecção desde 2004, ou seja, 19 anos.
Atualmente desenvolvi o formato de Mentoring por acreditar que segmentos, profissionais de vendas, processos e decisores são diferentes e os métodos precisam ser personalizados!
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