domingo, 29 de setembro de 2013

Linguagem Corporal em Entrevistas de Emprego



Todos sabem que a linguagem não verbal representa em média 65% da nossa comunicação e por que não usar esse conhecimento a nosso favor? Profissionais de RH poderão usar essas técnicas para conhecer melhor a pessoa que está ali na sua frente, em busca de uma colocação profissional. Mas antes de tentar analisar a LC de uma pessoa, é necessário usar o bom senso,  pois todos gestos devem ser interpretados dentro de um contexto. Uma pessoa  pode cruzar as pernas  por defesa e até por hostilidade mas também pode cruzar as penas apenas porque está com frio. Temos que analisar o momento, a situação em que ela se encontra, a postura, gestos e expressões faciais.

O que é incongruência?

É quando os gestos contradizem as palavras. Na linguagem corporal incongruente você deve desconfiar do que foi dito pela pessoa. Um exemplo de gesto incongruente é quando um político defende a paz  em um declaração mas fala batendo na mesa.

Uma boa linguagem corporal em entrevistas é quando o candidato:
  •        Faz uso de gestos com as mãos para reforçar o que é dito
  •        Inclina-se ligeiramente para frente quando sentado (interesse).
  •        Contato visual
  •        Deixa à mostra as palmas da mão ou mão espalmada (sinceridade).
Sinais de nervosismo:
  •      Apertar as mãos na altura do estomago
  •      Colocar canetas ou objetos no boca
  •      Criar uma barreira como colocar a bolsa no colo ou uma pasta.
  •      Braços cruzados no peito
  •      Inclinar-se para trás após uma pergunta
  •      Esfregar a parte de trás do pescoço
  •      Pés abaixo do acento
Sinais de mentira
  • Esconder as mãos (mãos no bolso, por exemplo)
  • Colocar a mão na boca ou nariz com frequência
  • Desviar o olhar quando vai responder uma pergunta
  • Esfregar os olhos

As mentiras e a posição dos olhos


Olhando para cima e à direita,(sua esquerda) este candidato está construindo imagens, ou seja, se você perguntou a ele como foi o resultado do projeto desenvolvido na ultima empresa; olhando para cima e à direita ele não está lembrando e sim construindo uma informação.



Olhando para cima e à esquerda (sua direita) esse candidato realmente está lembrando. Como na questão anterior, se você perguntou sobre o projeto desenvolvido na última empresa  e o candidato olhou para cima e à esquerda, ele está relembrando o que fez.











Lembrando que se o candidato for auditivo o movimento dos olhos vai ser no nível médio e o cinestésico vai olhar para baixo e a direita quando estiver fazendo um diálogo interno e a esquerda, lembrando emoções.

O estudo da Linguagem Corporal é muito amplo e o rosto também é grande um revelador de nossas emoções, mas geralmente estamos sempre inconscientes disso. Tentamos disfarçar uma mentira piscando várias vezes, tentamos disfarçar um aborrecimento sorrindo..

Algumas grandes empresas quando vão contratar profissionais para cargos executivos filmam a entrevista para depois observarem melhor os sinais corporais.

Em seu Livro “Desvendando os Segredos da  Linguagem Corporal”, Allan Pease relata um case sobre candidato que durante uma entrevista poucas vezes abriu as mãos, manteve as pernas e braços  cruzados e desviava o olhar a todo momento. Ao responder as perguntas sobre o ex-chefe, em seu país de origem, ele esfregou os olhos e desviou o olhar, apesar de elogiar seu emprego e empregador. Baseado na incongruência dos gestos x palavras esse profissional não foi contratado. Após checar o vídeo que foi gravado da entrevista, além dos gestos incongruentes, notaram também microexpressões de raiva em todos os momentos que ele mencionou a antiga empresa e a chefia. 
Allan Pease descobriu que as informações que ele forneceu eram falsas.


 Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário