Segundo informações de sites especializados, cursos
, palestras e afins, ser líder é:
“Aquele
que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades
diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para objetivos comuns.“
Outra definição muito interessante é:
“Uma
grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe
através da influência, não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é
direito e justo.”
Desde que as empresas começaram a buscar gestores com o
perfil de liderança, os antigos “chefes” estão entrando em extinção, ou pelo
menos é o que parece. Algumas empresas gastam com cursos para transformar o
chefe em um líder, o que é pura ilusão. Chefe é chefe e líder é líder. Agora
tem muito chefe se camuflando de líder.
Imagine em uma reunião onde o líder (na verdade o chefe
camuflado de líder) enaltece o trabalho de um funcionário e esquece de falar do
bom trabalho do outro, que estava ali na mesma
reunião!..Ops! Ele não leu os relatórios antes de entrar ou reunião ou os
elogios são direcionados apenas para quem ele tem apreço?
Esse chefe camuflado
de líder é aquele que cumprimenta
efusivamente um membro da equipe e com o outro mal dá bom dia. Ou faz caras e
bocas quando aquele liderado que ele não tem muita simpatia pede um favor ou
orientação. É aquele que pega no pé de um e fecha os olhos para os
erros do outro e... pasmem! Alguns ouvem fofocas e intrigas gerando atritos entre membros da equipe!
Sim, todas as pessoas normais têm emoções, afinidades com
algumas pessoas e com outras não. É comum em ambiente de trabalho mantermos um
círculo de amizades, porém na posição de líder, se não é possível tratar todos com
respeito poise a emoção ultrapassa o profissionalismo, é necessário que esse líder
em questão, procure ajuda profissional.
Segundo Tolovi, a
transformação do ambiente de trabalho está ligada à capacidade da empresa em
desenvolver líderes cuja atuação é baseada em três pilares: credibilidade,
respeito e imparcialidade.
Antes de vestir a
camisa de líder faça uma reflexão e verifique se você consegue ser imparcial e quais impactos que suas atitudes
estão gerando em sua equipe.
Fica a dica.
Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.
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