domingo, 15 de setembro de 2013

A Difícil Arte de Ser Um Líder Imparcial


O que é ser líder?
Segundo informações de sites especializados, cursos , palestras e afins, ser líder é:

Artigo sobre a importância da imparcialidade na liderança de equipes
Aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para objetivos comuns.

Outra definição muito interessante é:

Uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência, não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo.”

Desde que as empresas começaram a buscar gestores com o perfil de liderança, os antigos “chefes” estão entrando em extinção, ou pelo menos é o que parece. Algumas empresas gastam com cursos para transformar o chefe em um líder, o que é pura ilusão. Chefe é chefe e líder é líder. Agora tem muito chefe se camuflando de líder.

Imagine em uma reunião onde o líder (na verdade o chefe camuflado de líder) enaltece o trabalho de um funcionário e esquece  de falar do  bom trabalho do outro, que estava ali na mesma reunião!..Ops! Ele não leu os relatórios antes de entrar ou reunião ou os elogios são direcionados apenas para quem ele tem apreço?
Esse chefe  camuflado de líder  é aquele que cumprimenta efusivamente um membro da equipe e com o outro mal dá bom dia. Ou faz caras e bocas quando aquele liderado que ele não tem muita simpatia pede um favor ou orientação. É aquele que pega no pé de um e fecha os olhos para os erros do outro e... pasmem! Alguns ouvem fofocas e intrigas gerando atritos entre membros da equipe!

Sim, todas as pessoas normais têm emoções, afinidades com algumas pessoas e com outras não. É comum em ambiente de trabalho mantermos um círculo de amizades, porém na posição de líder, se não é possível tratar todos com respeito poise a emoção ultrapassa o profissionalismo, é necessário que esse líder em questão, procure ajuda profissional.

Segundo Tolovi, a transformação do ambiente de trabalho está ligada à capacidade da empresa em desenvolver líderes cuja atuação é baseada em três pilares: credibilidade, respeito e imparcialidade.



Antes de vestir a camisa de líder faça uma reflexão e verifique se você consegue ser  imparcial e quais impactos que suas atitudes estão gerando em sua equipe.

Fica a dica.





Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário