sexta-feira, 6 de setembro de 2013

E Quando Acaba a Motivação?


Hoje a palavra é sua!

Existe uma palestra do Daniel Godri, chamada: Motivado x Bola Murcha * que apresenta de forma engraçada exatamente essa questão do colaborador que inicia o trabalho motivado e com o passar do tempo, vai literalmente murchando, muitas vezes por influência de colegas de trabalho.

Motivação no artigo de Myrian Mourão
A causa da desmotivação nos indivíduos é assunto para várias discussões, teorias e pontos de vista. Alguns especialistas em Gestão de Pessoas afirmam que existem dois tipos de motivação, sendo uma externa, ou seja, a recompensa-punição que impulsiona o indivíduo a realizar algo (motivação financeira, por exemplo) e a motivação interna que vem de dentro para fora, que representa a vontade, uma mola propulsora que move o indivíduo.

Eu particularmente acredito que a única motivação é a interna, a auto-motivação, essa força que move o ser, não importa o que esteja acontecendo no mundo externo. É não precisar viver sendo empurrado ou incentivado, é o tipo de motivação que não depende de nada para estimular, não espera por ações de governo, de reconhecimento de líderes, de recompensas externas e afins. A pessoa apenas acorda de manhã pronta para a batalha.

Daniel H. Pink, autor do Livro  Motivação 3.0, baseado em alguns estudos e experimentos, concluiu que as técnicas de motivação do tipo recompensa-punição já não servem mais, pelo contrário, podem prejudicar o desempenho.

Este é um texto para discussão no LinkedIn. 
Você que é líder, como gerencia pessoas que estão desmotivadas? 
Acredita em treinamentos motivacionais? Acredita que a recompensa possa motivar sua equipe? Até quando? Não se cria com a recompensa também uma dependência? 
Qual a sua dica  para motivar uma equipe com altos índices de desmotivação?

Opinem!


* A palestra do Daniel Godri intitulada Motivado x Bola Murcha pode ser encontrada na no www.youtube.com.br


Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.


Um comentário: