domingo, 3 de dezembro de 2017

Das antigas cadernetas ao marketing one to one



Texto de Myrian Mourão especialista em prospecção de clientes


Anos atrás eu li um artigo do Mario Persona muito bacana chamado ‘CRM de Mercearia’. 

Esse artigo, escrito de maneira bem humorada mostrava como os antigos comerciantes dominam o conceito de CRM , de conhecer os hábitos de compra e interesses dos clientes, muito antes da prática virar software!

Alguém aqui é do tempo das antigas vendas com cadernetas?

Pois é! Essas cadernetas eram verdadeiros tesouros de informações! 
Esses comerciantes conheciam os clientes, seus nomes, onde moravam, o que compravam e de quanto em quanto tempo acontecia a recompra.
Com o passar dos anos, com o aumento da produção e grandes varejos o atendimento personalizado foi esquecido e o cliente passou a ser apenas números, até que o marketing redescobriu a importância de entender o cliente com o desenvolvimento do CRM.
A tecnologia nos ajuda a interpretar os hábitos dos clientes, acompanhar processos, identificar  melhorias nas etapas do funil de vendas, mas o conceito de CRM, criado por Dom Peppers e Dra. Martha Rogers, ou Marketing 1 to 1, é muito mais do que um software de gestão, é uma filosofia.
Não adianta altos investimentos em CRM,  se a filosofia da empresa não for melhorar a experiência de compra do cliente, ou no caso do  B2B, melhorar o negócio do cliente!
Fica a dica e sucesso!

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