Anos atrás eu li um artigo do Mario Persona muito bacana chamado ‘CRM de Mercearia’.
Esse artigo, escrito de maneira bem humorada mostrava como os antigos comerciantes dominam o conceito de CRM , de conhecer os hábitos de compra e interesses dos clientes, muito antes da prática virar software!
Alguém aqui é do tempo das antigas vendas com cadernetas?
Pois é! Essas cadernetas eram verdadeiros tesouros de informações!
Esses comerciantes conheciam os clientes, seus nomes, onde moravam, o que compravam e de quanto em quanto tempo acontecia a recompra.
Com o passar dos anos, com o aumento da produção e grandes varejos o atendimento personalizado foi esquecido e o cliente passou a ser apenas números, até que o marketing redescobriu a importância de entender o cliente com o desenvolvimento do CRM.
A tecnologia nos ajuda a interpretar os hábitos dos clientes, acompanhar processos, identificar melhorias nas etapas do funil de vendas, mas o conceito de CRM, criado por Dom Peppers e Dra. Martha Rogers, ou Marketing 1 to 1, é muito mais do que um software de gestão, é uma filosofia.
Não adianta altos investimentos em CRM, se a filosofia da empresa não for melhorar a experiência de compra do cliente, ou no caso do B2B, melhorar o negócio do cliente!
Fica a dica e sucesso!
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