Eu sou uma cliente ativa potencial para a operadora de
telefonia e internet que utilizo.
Por quê? Eu uso internet, telefone, celular e TV por assinatura. Mas a empresa que fornece a
internet para minha residência não só está perdendo essa oportunidade de vender
mais serviços, suprindo outras necessidades que tenho como também está perdendo
o que já tem devido ao mau atendimento. A semana passada fiz a transferência do
serviço de telefone fixo para a concorrente através da portabilidade.
CLIENTE ATIVO-POTENCIAL
Prospecção de vendas é muito importante e todas as empresas
querem aumentar a participação no mercado, mas e a participação no cliente?
Quando se busca a participação no cliente (Share of
Customer) o objetivo é identificar no cliente ativo-potencial, outras
necessidades relacionadas ou não ao produto ou serviço que o levou a comprar
conosco. O objetivo é ampliar essas necessidades ou criar novas.
Posso citar como exemplo uma empresa de embalagens de
papelão ondulado que verificando que alguns clientes também utilizavam
embalagens em PP Corrugado (Polionda), passou a fabricá-las e aumentou suas
vendas para esses clientes ativos e pode prospectar novos clientes.
Prospectar para o cliente ativo potencial é conseguir
ampliar as vendas. É descobrir novas oportunidades de negócios, descobrir
maneiras de melhorar os processos do seu cliente, verificar quanto ele está
comprando de você, quanto ele ainda compra de um concorrente, o que compra e
buscar essa fatia. A Livraria Saraiva descobriu essas novas oportunidades de
negócios com seus clientes leitores, mas que também gostam de tecnologia.
VANTAGENS:
- Já existe um relacionamento com o cliente
- Os negócios desse cliente podem crescer e você estará atento e crescendo com ele
- Custa menos para atender
- Menos informações e assistência
- Fidelização
- A relação de confiança leva à disposição para pagar um preço justo ao invés de buscar descontos constantes.
Algumas
empresas estão focadas lá fora e esquecem de olhar para dentro.
Fica a dica
e Sucesso!
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