A forma de prospectar novos clientes está mudando e você está
percebendo isso. Hoje se ouve falar em prospectar clientes nas
redes sociais, usando-se estratégias de Social Selling, Inbound Marketing e
Marketing de conteúdo.
Publicar conteúdo que mostre para seus compradores que você entende o problema deles e mostre como resolver é o que você precisa para gerar credibilidade” Ardath Albee
Mas afinal o que são essas novas estratégias e como usá-las? Como
prospectar nas redes? Como usar o LinkedIn, a maior rede profissional para
fazer negócios?
Antes de começar vamos ver as diferenças entre o Outbound e o Inbound, o que é o Social Selling e o Marketing de
conteúdo .
Outbound e Inbound
É uma técnica ativa de prospecção. Fazendo
uma analogia com a pescaria o outbound é você colocar a sua roupa de mergulho,
escolher cuidadosamente o local e caçar seu peixe com um arpão.
Já a prospecção inbound é colocar uma isca no anzol apropriada para o peixe que você quer e esperar que ele venha até você. São técnicas de atração do seu lead ou cliente potencial.
Já a prospecção inbound é colocar uma isca no anzol apropriada para o peixe que você quer e esperar que ele venha até você. São técnicas de atração do seu lead ou cliente potencial.
Social
Selling
O SOCIAL SELLING ou Venda Social é a utilização das redes sociais para a obtenção de informações e qualificação dos contatos, com o objetivo de gerar leads e reduzir os esforços na prospecção de vendas.
Em vez do cold call ou em conjunto, você cria um relacionamento com decisores nas redes. São práticas para otimizar tempo e gerar lucro. Você seleciona empresas ou decisores que almeja como clientes, aborda, qualifica, interage com eles, cria um relacionamento e somente depois existe o envolvimento com vendas.
Conteúdo
É espalhar conteúdo relevante nas redes sociais e aos olhos do cliente ser um “especialista” na área. Marketing de Conteúdo é uma maneira de interagir com o cliente potencial nas redes e também uma das ferramentas do Inbound Marketing.
Vídeos, webinar, artigos em blogs, portais ou redes sociais, e-books são alguns exemplos de conteúdos.
Lembrando que o conteúdo tem como objetivo dar algo de valor para um cliente potencial, não se trata de propaganda.
1. Esqueça os métodos tradicionais
Se enviar um e-mail com o
assunto “apresentação” tem um baixo retorno, usar essa
estratégia no LinkedIn não é diferente. Não use nas redes estratégias
convencionais. Também não é adequado invadir o InMail do prospect com textão
sobre a sua empresa.
2. Conectar ou enviar um InMail?
Essa ação vai depender da sua
estratégia. Eu, eu Myrian gosto de conectar antes de qualquer tipo de abordagem,
mas nada contra enviar um Inmail antes para iniciar um diálogo com seu cliente
potencial.
O que se deve considerar sobre o InMail
é que ele precisa ser:
· • Relevante para o decisor;
· •Ter um assunto que chame a atenção
· •Ser curto e objetivo (nada de
textão!)
Como conectar ?
· •Envie um convite já PERSONALIZADO mencionado
sua área de atuação,
· •Não tentar vender nada neste momento,
sem fazer propaganda do seu negócio.
Exemplo:
“Olá fulano, eu gostaria de fazer
parte da sua rede para trocarmos experiências sobre (sua área de atuação ou
tema relevante para o cliente).”
“Bomdia/bao tarde fulano, vi que você atua com (segmento do cliente) e
temos pontos em comum. Gostaria de fazer parte da sua rede.”
Se ele aceitar o seu convite, é uma
clara mensagem de que você pode fazer uma abordagem, ao contrário, se ele não
aceitar, dê o direito desse profissional não querer contato. Não
existe nada mais chato do que uma pessoa entrona ou insistente. Lembre-se
sempre que o LinkedIn é uma rede de relacionamentos.
3. Use grupos para
interagir
Através dos debates nos grupos você
pode identificar problema dos clientes potenciais, se destacar dando dicas ou
opiniões importantes e até criar relacionamentos para parcerias ou vendas. Você
não participa de grupos?
Reveja essa posição! Muitos dos meus clientes
vieram a partir de debates em grupos!
4. Espalhe conteúdo
Use a opção “publicar” para espalhar
seu conteúdo no LinkedIn.
Sobre conteúdos é importante estar
atendo aos interesses do seu cliente potencial. Quais são
as dores dele? Onde você pode ajudar com esse artigo?
Faça
essas perguntas antes elaborar esse material. Perceba que os artigos não são
uma ferramenta de vendas no primeiro momento, não são para fazer propaganda da
sua empresa ou do seu produto, mas para ajudar esse decisor. Isso é uma dos
pressupostos do Inbound Marketing.
5. Identificar
– qualificar – interagir – vender
Você posta um artigo na área
específica, no feed ou nos grupos e tem várias visualizações, comentários
e compartilhamentos. Parabéns! mas é só? Não.
Identifique os profissionais
que gostaram do seu artigo e verifique quais são possíveis clientes
potenciais.
Qualifique esses clientes potenciais
verificando região, porte da empresa, segmento e envie convites para adicionar
os que estão dentro deste padrão.
Passe a segui-los e crie
relacionamentos. No Social Selling somente após identificar o perfil
desse contato, qualificar e interagir que acontece a abordagem incisiva de
vendas.
6. Sales Navigator
O LinkedIn disponibiliza a
ferramenta Sales Navigator para ajudar
nas suas ações de Social Selling identificando empresas com o perfil desejado e
os decisores.
É possível agrupar leads , enviar
mensagens, adicionar e ainda acompanhar todas as ações desses
profissionais ou empresas no LinkedIn.
7. Impulsionar,
por que não?
Você pode ainda disponibilizar um
artigo, promoção ou uma ação de Inbound marketing no seu blog ou site,
compartilhar na página da sua empresa no LinkedIn e impulsionar essa
publicação para conseguir mais seguidores, leads ou aumentar a taxa
de visitas no site.
Fica a dica e sucesso!
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