Já recebi vários pedidos de orçamento para
aplicar treinamentos motivacionais e recusei todos. Recusei porque
provavelmente os profissionais que solicitaram querem me colocar no mesmo
balaio de gato de alguns palestrantes que cobram para contar piadas, cases de
sua vida, apelar para frases chavões, em um show teatral que tem duração
motivacional de 24 horas, após esse prazo o funcionário volta e ficar
desmotivado. É o mesmo que tomar um remédio sem saber qual é a doença.
Quando afirmo isso, muitas pessoas fazem cara de espanto,
tipo “ohhh! como você, coach, instrutora e palestrante não acredita em
treinamento motivacional?”
Calma, eu explico.
Motivação genérica
Fui instrutora de treinamentos da operação de cartão de Crédito de um banco. Tirava os profissionais da operação, a maioria
hiper desmotivado, treinava por uma hora, geralmente conteúdo motivacionais e
os devolvia para a operação felizes. Na semana seguinte estavam todos
desmotivados, reclamando do trabalho, da empresa e dos clientes. O conteúdo,
que não era desenvolvido por mim, era repleto de chavões, cenas de filmes, como por
exemplo o A Procura da Felicidade, e
às vezes eu me sentia constrangida de aplicar tanto blá blá blá sabendo que era
inútil.
Eu mesma fiquei desmotivada porque não via
resultado no meu trabalho, um dos motivos que me fez pedir demissão. O outro
foi uma líder que tinha que aprender a ser líder, porém a própria diretoria não estava muito interessada neste assunto, apesar de pesquisas sérias já pontuaram que esse é
um dos principais motivos de talentos pedirem demissão...
Como motivar igualmente pessoas diferentes
com necessidades diferentes?
Como colocar 10,50 ou mais pessoas da mesma
empresa para aplicar um treinamento/palestra com foco no motivacional sem saber o que os
motiva? Ou o que os desmotiva?
Deixo um vídeo de Daniel Pink (autor do Livro
The Surprising Truth About What
Motivates Us) sobre
motivação nas empresas para pensar. É um pouco longo, mas vale a pena.
Economize seu dinheiro
A motivação extrínseca, aquela da metáfora
cenoura pendurada na vara de pesca para estimular o ser a andar, não funciona, ou pelos menos não
para todas as pessoas e não para todas as atividades. Essa é a “motivação” dos
incentivos ou da pressão.
Economize o dinheiro da sua empresa. Se você quer uma
equipe altamente motivada, essa motivação deve ser intrínseca. Conheça
profundamente a sua equipe e perceba o que cabe melhor. Essa motivação intrínseca
é aquela que cria um ambiente agradável na empresa, onde o trabalho tem um
significado, tem um propósito e alinhamento de metas. Esteja mais atento na
hora da contratação, pois além das competências técnicas, as habilidades e
experiências, é preciso enxergar além, verificando os valores desse indivíduo,
para contratar a pessoa certa não só para o cargo que vai ocupar, mas também para
os objetivos da empresa.
Sou totalmente a favor do conteúdo
motivacional desde que ele esteja inserido no contexto de um treinamento ou
curso, ou seja, 80% de conteúdo aplicável no dia dia e no trabalho do profissional e 20% de motivacional.
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