Esta semana Mark
Zuckerberg decidiu aceitar as sugestões dos internautas e disponibilizar
o botão “dislike” (não curti) no facebook. Zuckerberg acha que as pessoas
tem o direito de se expressar de outras formas, além do “curti”, afinal existem
outros sentimentos e o facebook está atendo a essa questão. Uma notícia triste,
pro exemplo, é uma boa ocasião para usar o "Dislike".
Para muitos,
que fazem das redes sociais o ambiente de aceitação e reconhecimento, o botão “não
curti” representa o grande temor da crítica, da
rejeição, de ser exposto. Mas quem nunca recebeu uma crítica, um feedback negativo de um líder,
uma reclamação de clientes? Por que as pessoas temem tanto a rejeição, mesmo
que seja uma manifestação muito
particular, a opinião de outro individuo?
Crítica. Segundo o
significado:
O termo "crítica"
deriva do termo grego kritike, significando "a arte de discernir", ou
seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise
sistemática das condições e consequências de um conceito. Exame minucioso,
investigação, analise.
Para
a maioria das pessoas recebe a crítica, o significado é o de
“apreciação desfavorável", o que causa uma tensão só de pensar em ter que ouvir uma crítica. Darwin também não gostava de críticas,
de ser exposto. Tinha tanto medo da rejeição e crítica da comunidade científica
que a teoria da Evolução ficou engavetada por anos. Quando ele soube que outro
cientista estava trabalhando em uma teoria similar, o orgulho foi mais forte do
que o medo da rejeição e assim ele tomou uma dose de coragem e publicou a sua teoria, mudando o rumo da ciência sobre a
evolução humana.
Ai está um
dos fatores extremamente negativos do medo da rejeição e crítica: você fica
paralisado e dependente da opinião positiva e aceitação das outras pessoas.
Nem tudo são rosas..
Eu como instrutora
de treinamentos, tenho uma pesquisa que os participantes preenchem ao final de
cada treinamento chamada “Avaliação de Reação”. Nesta pesquisa o profissional expõe
sua opinião pessoal sobre o conteúdo, minha performance, meu conhecimento sobre
o tema abordado, a estrutura do ambiente, material, etc. Nem sempre as opiniões
são positivas, mas vejo isso como forma de melhorar ou me analisar. Qual foi a
percepção da pessoa para se manifestar daquela forma? Como eu posso aprimorar
minhas capacidades e comportamentos para que outras tenham uma experiência
melhor nos próximos treinamentos?
Percebam que
falei em capacidades e comportamentos,
ou seja, as críticas não devem atingir a minha identidade que é o “eu sou”.
Como assim atingir a identidade?
Você pode receber as críticas, feedback
negativos, reclamações de clientes de tal forma que eles não atinjam a sua
identidade, a escolha é sua, somente sua. Transferindo as criticas para seu
comportamento ou capacidades, você não leva para o pessoal, não
criando crenças limitadoras que podem até alterar sua auto-imagem. Você também pode
criticar o trabalho de um colaborador da
sua empresa, pode afirmar que o trabalho dele é péssimo sem ele se sentir
ofendido. Para entender esse processo Robert Dilts estudou os níveis lógicos da consciência que são: espiritual,
identidade, crença, capacidade, comportamento e ambiente. Os níveis de crença e
identidade são os mais profundos e sagrados. Dificilmente nestes níveis a
pessoa recebe bem as críticas, ou pedidos de mudanças.
Exemplo:
Segundo
Ricardo Melo, referência mundial em Coaching, se você falar para uma
pessoa que costuma chegar atrasada em compromissos de trabalho que ela é irresponsável, você está misturando o
comportamento da pessoa (chegar atrasada) com a identidade dela (ser irresponsável).
Por esse motivo durante um feedback os elogios devem ser a nível de identidade
e as correções, a “bronca” deve ser no nível das capacidades ou comportamento.
Tire a rejeição do foco da sua mente
Nosso cérebro seleciona as informações
que acha importante e ignora outras. Essas informações selecionadas ficarão mais
nítidas e intensas. A esse processo chamamos de Atenção Seletiva. Se você focar os seus pensamentos em “rejeição”, ou em “criticas”, sua
mente vai ficar alerta ao menor sinal de rejeição, é por isso que você acredita
que está sempre sendo rejeitado, quando muitas vezes nem está.
Pessoas com fortes sentimentos de rejeição criam filtros
(lentes) que enxergam o mundo de uma forma distorcida. Eles acreditam que se
não receberem atenção imediata e incondicional de alguém ou grupos está
sendo rejeitada.
O "Dislike" vai
aparecer no seu facebook qualquer dia desses, não adianta fugir das redes, da
opinião dos outros, ficar chateado, remoendo mágoas. Quando receber um “Dislike”, quando seu chefe for crítico
ou quando clientes reclamarem, utilize essa experiência a nível comportamental,
perceba que pode ser uma mola propulsora para melhorias ou para entender que
pessoas são diferentes, enxergam o mundo de uma forma diferente da sua.
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