quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O “Dislike” vem ai. Você tem medo de crítica?



Esta semana Mark Zuckerberg decidiu aceitar as sugestões dos internautas e disponibilizar o botão “dislike” (não curti) no facebook. Zuckerberg acha que as pessoas tem o direito de se expressar de outras formas, além do “curti”, afinal existem outros sentimentos e o facebook está atendo a essa questão. Uma notícia triste, pro exemplo, é uma boa ocasião para usar o "Dislike".
Para muitos, que fazem das redes sociais o ambiente de aceitação e reconhecimento, o botão “não curti”   representa o grande temor da crítica, da rejeição, de ser exposto. Mas quem nunca recebeu uma crítica, um feedback negativo de um líder, uma reclamação de clientes? Por que as pessoas temem tanto a rejeição, mesmo que  seja uma manifestação muito particular, a opinião de outro individuo?

Ahhh como é ruim receber uma critica!


Crítica.  Segundo o significado:

O termo "crítica" deriva do termo grego kritike, significando "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise sistemática das condições e consequências de um conceito. Exame minucioso, investigação, analise.


Para a maioria das pessoas recebe a crítica, o significado é o de “apreciação desfavorável", o que causa uma tensão só de pensar em ter que ouvir uma crítica. Darwin também não gostava de críticas, de ser exposto. Tinha tanto medo da rejeição e crítica da comunidade científica que a teoria da Evolução ficou engavetada por anos. Quando ele soube que outro cientista estava trabalhando em uma teoria similar, o orgulho foi mais forte do que o medo da rejeição e assim ele tomou uma dose de coragem e publicou a  sua teoria, mudando o rumo da ciência sobre a evolução humana.

Ai está um dos fatores extremamente negativos do medo da rejeição e crítica: você fica paralisado e dependente da opinião positiva e aceitação das outras pessoas.

Nem tudo são rosas..

Eu como instrutora de treinamentos, tenho uma pesquisa que os participantes preenchem ao final de cada treinamento chamada “Avaliação de Reação”. Nesta pesquisa o profissional expõe sua opinião pessoal sobre o conteúdo, minha performance, meu conhecimento sobre o tema abordado, a estrutura do ambiente, material, etc. Nem sempre as opiniões são positivas, mas vejo isso como forma de melhorar ou me analisar. Qual foi a percepção da pessoa para se manifestar daquela forma? Como eu posso aprimorar minhas capacidades e comportamentos para que outras tenham uma experiência melhor nos próximos treinamentos?
Percebam que falei em capacidades e comportamentos, ou seja, as críticas não devem atingir a minha identidade que é o “eu sou”.

Como assim atingir a identidade?

Você pode receber as críticas, feedback negativos, reclamações de clientes de tal forma que eles não atinjam a sua identidade, a escolha é sua, somente sua. Transferindo as criticas para seu comportamento ou capacidades, você não leva para o pessoal,  não criando crenças limitadoras que podem até alterar sua auto-imagem. Você também pode criticar o trabalho  de um colaborador da sua empresa, pode afirmar que o trabalho dele é péssimo sem ele se sentir ofendido. Para entender esse processo Robert Dilts estudou os níveis lógicos da consciência que são: espiritual, identidade, crença, capacidade, comportamento e ambiente. Os níveis de crença e identidade são os mais profundos e sagrados. Dificilmente nestes níveis a pessoa recebe bem as críticas, ou pedidos de mudanças.

Exemplo:

Segundo  Ricardo Melo, referência mundial em Coaching, se você falar para uma pessoa que costuma chegar atrasada em compromissos  de trabalho que  ela é irresponsável, você está misturando o comportamento da pessoa (chegar atrasada) com a identidade dela (ser irresponsável). Por esse motivo durante um feedback os elogios devem ser a nível de identidade e as correções, a “bronca” deve ser no nível das capacidades ou comportamento.

Tire a rejeição do foco da sua mente


Nosso cérebro seleciona as informações que acha importante e ignora outras. Essas informações selecionadas ficarão mais nítidas e intensas. A esse processo chamamos de Atenção Seletiva. Se você focar os seus pensamentos em “rejeição”, ou em “criticas”, sua mente vai ficar alerta ao menor sinal de rejeição, é por isso que você acredita que está sempre sendo rejeitado, quando muitas vezes nem está.
Pessoas com fortes sentimentos de rejeição criam filtros (lentes) que enxergam o mundo de uma forma distorcida. Eles acreditam que se não receberem atenção imediata e incondicional de alguém ou grupos está sendo rejeitada.

O "Dislike" vai aparecer no seu facebook qualquer dia desses, não adianta fugir das redes, da opinião dos outros, ficar chateado, remoendo mágoas. Quando receber um “Dislike”, quando seu chefe for crítico ou quando clientes reclamarem, utilize essa experiência a nível comportamental, perceba que pode ser uma mola propulsora para melhorias ou para entender que pessoas são diferentes, enxergam o mundo de uma forma diferente da sua.



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