quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Linkando suas Emoções. O poder das Ancoras.


  Por que algumas pessoas quando ouvem essa vinheta com a trilha de encerramento do programa Fantástico da Rede Globo ficam chateadas ou melancólicas?
video

Você  deve ter estudado, lá no Ensino Médio sobre as  experiências com cães do cientista Parlov, que salivavam quando a campainha tocava provando  a teoria do Condicionamento Clássico.  Lembre-se que assim como o cão do Parlov, dependendo da “campainha”, seu subconsciente vai levantar emoções nem sempre agradáveis, fazendo você trazer a negatividade para o seu estado atual em um click! A PNL chama esse estimulo de ancora!
PNL é a abreviação de  Programação Neurolinguística. O "programa" do nome refere-se aos programas que a nossa mente e corpo utilizam para fazer coisas, para agir desta ou daquela maneira, como um  computador que com um  clique você abre uma pasta, um arquivo, ou um código que guarda informações em um sistema.  Ancora na linguagem da PNL é um tipo de programa do nosso cérebro, reagindo  instantaneamente e normalmente inconscientemente a gatilhos e estímulos.
Por que do nada você se sente triste ou alegre? Já sentiu um perfume ou um som e se lembrou de uma pessoa? Já foi jogado no passado por som, um timbre de voz, um gesto, uma cor ou sabor? Quem nunca se transportou instantaneamente para a infância ao sentir o gosto de uma comida, de um doce?

Veja a cena do filme: 'O Lado Bom da Vida':

video


No filme, o personagem Pat Solitano interpretado por Bradley Cooper, ao ouvir uma determinada música recorda da traição de sua esposa, o que dispara um gatilho de raiva e frustração. Todos nós ancoramos sentimentos ao longo de nossas vidas, nem sempre tão explícitos quanto o do filme, as vezes muito sutis.

 Você é ancorado todos os dias e nem percebe..

Mais um vídeo para ficar claro a importância da ancoragem? Veja essa propaganda do Leite Ninho da Nestlé.

video

A maioria das propagandas é uma tentativa de ancorar uma boa sensação ao produto anunciado. Por isso muitas agências de publicidade usam filmes para sensibilizar, fazer rir, emocionar! Vender produtos eliciando estados emocionais é mais viável do que  vender com base  na razão ou necessidade. Você percebeu o tom amarelo nesta propaganda nas roupas das crianças, nos livros, nas flores? Percebeu que as crianças vestem amarelo e branco (branco do leite). Percebeu que a película também é amarelada como a lata do leite Ninho? Vendo esta propaganda com frequência, é provável você  ancorar essa emoção toda vez que ver uma lata de leite Ninho. Vai ancorar a emoção com a cor amarela,  talvez  lembrar da sua vida, das suas metas, propósitos, dos seus filhos e quando ver nas prateleiras do supermercado a lata de leite Ninho, inconscientemente vai entrar em um estado emocional que a marca deseja.

A boa notícia ..

É que acumulamos muitas âncoras que nos estimulam, que nos dão prazer e alegrias, como um replay de boas sensações e podemos acessar esses sentimentos para estimular a completar uma tarefa, para ter aquela sensação de sucesso novamente que nos impulsiona para frente! Você consegue lembrar agora de um momento agradável, de sucesso, de conforto  ou de paz? Pense neste momento e no auge da sensação, toque uma parte do seu corpo. Se você fizer isso várias vezes estará guardando  esta sensação agradável, o que chamamos de ancoragem. Consegue guardar essa sensação e usar sempre que precisar? Sim, você pode fazer isso!
Cada vez que você conseguir detectar suas ancoras negativas, acesse as positivas, pense nos seus momentos de sucesso e de paz e use a ancoragem. Aos poucos você vai desprogramando as âncoras negativas. Mude a posição do seu corpo, pois está comprovado que a linguagem corporal é uma mão de via dupla, ou seja, sua emoção pode influenciar seu corpo como também seu corpo pode mudar sua emoção!
Mas a PNL não vai deixar você vivendo em uma bolha de bom humor e positividade. Todos nós temos dias bons e ruins, isso faz parte das nossas experiências!


 Isso é tudo? Não!


Assim como as agências de publicidade usam a ancoragem para vincular emoção ao determinado produto, você já pensou que a ancoragem pode também ser bem aplicada em liderança, trabalho em equipe e vendas?