O que a linguagem do seu corpo provoca nas pessoas?
Simpatia? Autoridade? Aversão?
Tenho certeza de que você não sabe e dificilmente parou para
refletir que conhecer Linguagem Corporal não se trata apenas de decifrar as emoções do outro, mas
também, e não menos importante, ter consciência de quais mensagens não verbais
você está transmitindo, lapidar-se pra inspirar pessoas, melhorando a sua
comunicação.
O que você fala, o
tom da sua voz ou a sua oratória perfeita são uma pequena parte da comunicação, porém a parte mais influente, sem dúvidas, são os
sinais não verbais. Conclui-se que ter
uma excelente oratória mas com gestos incongruentes, ou ausência de gestos pode
destruir seus resultados ou não passar a mensagem correta.
As pessoas podem aprender a impulsionar suas habilidades na
comunicação utilizando gestos intencionais e os espaços físicos.
Vamos conhecer exemplos de como a gestos intencionais podem ajudar seu desempenho?
Você tem um problema. Precisa apresentar, em uma reunião de
vendas, dados extremamente negativos sobre o último semestre, mas ao mesmo
tempo motivar sua equipe e a diretoria para crescimentos futuros em vendas. Como
fazer? Você precisa transmitir notícias ruins, mas não quer a sua imagem
vinculada a elas e também que a equipe
não se sinta contaminada e sim motivada.
Dar uma noticia lastimável e logo sem seguida pular, brincar
e usar chavões de motivação vai ter a duração de 24hs e, logo após, as pessoas estarão desmotivadas novamente.
Complicado? Impossível? Não. Se você usar a técnica do espaço
e reservado gestos intencionais.
- Etapa: Criando espaços imaginários – Espaço negativo e espaço positivo
Divida sua apresentação em dois momentos e em espaços
diferentes: um negativo onde falará sobre os baixos índices e o outro positivo
onde o foco será motivar as pessoas.
Como ilustra a figura acima, no primeiro espaço reservado,
ao lado do flip chart você dará as noticias negativas. Neste momento repasse as
más notícias para um objeto: “Como vocês podem observar no Flip chart..” Nesta etapa evite os Gestos de Relacionamento.
Gestos de relacionamento são geralmente utilizados para criar
simpatia ou sintonia entre o que você está comunicando e a plateia/pessoa. Exemplos,
a palma da mão virada para cima, mãos no peito, mãos direcionado ao peito e
depois para a plateia/pessoa, gestos largos com os braços, entre outras.
Estes gestos não são indicados em caso de notícias negativas, pois
farão uma conexão entre você e a notícia ou pior: a plateia/pessoa pode
entender que a notícia negativa tem relação com ela.
Nas figuras abaixo temos alguns exemplos de gestos
de relacionamento.
2 Etapa – Gestos para
notícias negativas.
Aponte para os dados negativos com a palma
da mão virada para baixo ou para o lado:
“..infelizmente
como podemos ver no flip chart, a empresa teve sérios problemas e vendas
decepcionantes..”
Após
concluir a exposição, baixe a mão deixando cair o braço ao mesmo tempo olhe
para o chão e dê uma pausa. Este gesto vai desconectar você das notícias ruins
no inconsciente das pessoas, como se você dissesse: “Não sou eu, não fui eu que causei. Estou me separando dessas notícias
ruins.”
3 Etapa – Espaço positivo
Após encerrar as notícias sobre o relatório
de vendas do nosso exemplo, é o momento de se desconectar deste lugar. Vá para
a posição 2 em silêncio, com esta mudança você deixa as notícias ruins para
trás e pode passar para a segunda etapa da apresentação em que falará de projeções
positivas.
Virando as palmas da mão para cima,
levantando a cabeça e fazendo contato ocular com as pessoas, faça gestos
abertos em sentido ao público, como se estivesse incluindo essas pessoas nas
boas notícias.
“..por
outro lado. A boa notícia é que as projeções de vendas estão em alta e o
mercado está aquecido..”
Nesta etapa os gestos de relacionamento são
bem vindos.
Se você está sentado, a mudança de espaço
negativo x espaço positivo pode ser realizado mudando a sua posição na cadeira.
De qualquer forma, mudança de lugar desconecta o que foi dito para o que será dito. Isto é viável
em várias situações, como o exemplo acima, ou quando precisa da cooperação da
equipe mesmo com cortes no orçamento, projeto ou outras dificuldades.
A estratégia de espaços reservados e gestos
intencionais pode gerar qualquer tipo de emoção, inclusive de transferência de
culpa por resultados ruins, se essa for a sua intenção. Nos próximos artigos e
nos nossos cursos exploraremos algumas dessas estratégias.
Fica a dica e sucesso!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo!
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