E-mail ou mala direta? Qual das duas formas é a melhor para
prospecção?
Em uma discussão no LinkedIn sobre as dificuldades para
fazer o contato abrir os e-mails de prospecção, argumentei que, em alguns
casos, a velha mala direta impressa tem um grande potencial mas as pessoas estão tão focadas nas facilidades tecnológicas e baixos
custos que estão subestimando algumas técnicas por acharem
“ultrapassadas”.
Vamos entender melhor porque a mala direta impressa pode ter mais potencial do que o e-mail de prospecção?
Você consegue imaginar alguém que recebe um envelope e joga
fora sem abrir?
Você consegue imaginar alguém que recebe um e-mail e joga
fora sem abrir?
As chances de uma pessoa ignorar seu e-mail são maiores
do que ignorar um envelope fechado enviado pelo correio.
Algumas
dicas:
- Mala direta deve que ser criativa, pois se não for será apenas uma carta.
- Mala direta tem que ser direcionada para o contato alvo, por esse motivo tenha um mailing atualizado e colecione informações sobre esse cliente utilizando um CRM.
- Deve ser atrativa, despertar emoções, mostrar um diferencial ou instigar o contato para uma ação de telefonar e/ou saber mais sobre sua empresa.
- Abuse da criatividade e economize nos textos.
Se você seguir as regras básicas de despertar o interesse a
começar pela embalagem ou envelope da mala, é quase impossível o contato não
abrir.
Ideias,
ideias e mais ideias...
A mala direta da seguradora AIG
Mensa foi direcionada ao mailing de
clientes que possuem objetos caros e raros. A mala era uma caixa de papelão com
uma imitação de uma peça de porcelana
chinesa em pedaços. No meio dos cacos do objeto, o cliente encontrava um cartão
da seguradora. O retorno desta campanha? 28% dos clientes ligaram para se
informar melhor do serviço.
Esta
mala direta foi uma ideia do designer Leo Rosa Borges para a empresa de móveis
IKEA. Criada no estilo pop up, tinha o objetivo de mostrar aos
clientes a facilidade de montar os móveis. Ideia genial.
A DDB, empresa de publicidade dos EUA e presente em vários países, resolveu criar uma mala
direta em formato de cubo para a empresa de segurança ADT do Chile. Dobrada, podia ser enviada pelo vão da porta e
ao passar se armava e em formato de cubo exibia a seguinte mensagem:
“Entrar em seu apartamento é mais fácil do que você pensa".
A Chevrolet criou uma mala especialmente para
os taxistas após uma pesquisa mostrar que um dos carros favoritos dos passageiros
no Rio é o Meriva.
Usando um mecanismo simples e divertido, a mala divulga esse
sentimento e no verso convida o taxista para conhecer o carro em
qualquer rede Chevrolet.
A frase é:
“Não adianta puxar, seus clientes não vão querer sair
do Meriva!”.
Se você não conseguir ser tão criativo e ousado para desenvolver uma
campanha para sua empresa, esbarrar nos custos ou qualquer outra dificuldade, lembre-se que enviar uma mala direta poder ser a solução para aquele contato que
não atende seus telefonemas e não abre seus e-mails. Vale também optar pela
simplicidade mas sempre destacando seu diferencial competitivo, algum serviço ou vantagem
que você possa oferecer para esse contato e que supere a concorrência.
Mediando os resultados
Medir o retorno da mala direta é fácil. Algumas empresas medem colocando
um e-mail ou telefone específico para atendimento aos clientes que receberam a
mala e outras treinam suas telefonistas para durante todas as ligações, questionar como ele(a) conheceu a
empresa.
Fica a dica e sucesso!
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