terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pede para Sair!



“85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas em que trabalham! A melhor maneira de reter talentos é líderes incríveis!” (frase escrita no LinkedIn)

O único problema é que nem sempre achamos líderes incríveis dando sopa no mercado e em outros casos,  aquele gerente que a diretoria confia, está muito longe do modelo ideal de liderança.


Você que levanta todo dia da cama para passar em média oito horas em um ambiente desgastante, com reuniões intermináveis, chatas e nada produtivas, feedbacks desmotivadores, está disposto a esperar um ser que você considera medíocre ser transformado em um líder perfeito de livros de gestão em um passe de mágica? Ou vai esperar a diretoria perceber que o problema é o gerente e não os subordinados? 


A verdade é que se você não gosta do seu chefe, você não vai mudá-lo.

Nem sempre vivemos neste mundo corporativo perfeito e infelizmente nem sempre a diretoria está realmente preocupada em reter talentos!


Peço demissão?

No irônico livro “Eu Odeio Meu Chefe”  Beto Ribeiro, o autor, afirma que se essa  pergunta está remoendo sua alma, peça demissão sim, pois é melhor pedir do que ficar reclamando nos corredores, de mal humor, falando da empresa ou do chefe até no café. 
Peça porque a vida é curta e a vida profissional mais curta ainda e por isso não desperdice seu tempo! Funcionário que fica faltando, arranjando atestado, esperando ser demitido porque “eu quero receber meus 40%” ou “trabalhei anos, não vou perder meus direitos..” tem o pensamento medíocre e bem restrito. Conheci uma assistente de vendas que ficou mais de dez anos reclamando da empresa, remoendo mágoas, mas não pediu demissão.

Quem pede sai de alma lavada, sai com autoestima mais alta, pronto para começar outra história, bem mais feliz.


Decidiu? E agora?


Não invente! Nada de vídeos, não siga exemplos desastrosos como o da Marina Shifrin e nada de postar no Facebook ou no Twitter. Fale cara a cara com seu chefe antes de espalhar para todos que vai sair da empresa. Agradeça, deixe as portas abertas, cumpra o aviso prévio se for solicitado e, por favor, não mande aqueles e-mails para a empresa inteira, com aquelas frases feitas como: “estou partindo para novos desafios..”! 


Leve com você a experiência para não repetir os mesmos erros quando você ocupar uma posição de líder. Observe bem o seu chefe e incorpore as atitudes positivas, descartando as ruins. 


Fica a dica e sucesso (no novo trabalho!)