Muitas empresas não investem em
um departamento de T&D ou até mesmo em treinamentos terceirizados, pois acreditam
que treinamento é custo. Esta maneira de
pensar está certa ou errada? Podemos considerar treinamento custo, benefício ou
investimento?
As três respostas estão corretas.
Treinamento pode ser custo, pode ser um investimento e deve ser um benefício, mas vai depender das ações da sua empresa, vai depender dos seus gestores.
Quando o Treinamento é um custo?
- É custo quando se treina alguém que já sabe ou que já teve treinamento para aquele determinado tema.
- É custo também quando a empresa não tem um programa de retenção de talentos e esses são treinados mas deixam a empresa em seguida.
- Também se torna custo quando a empresa não definiu as competências que um funcionário deve ter, ministra treinamentos sem foco que não atingem as mudanças comportamentais necessárias.
- É custo quando contratamos treinamentos ou palestras sem critério, sem levantamento de necessidades ou uma palestra motivacional que tem apenas como objetivo o entretenimento.
Quando o treinamento é um investimento?
- Quando treinamos um funcionário que ainda não recebeu aquele treinamento ou que precisa de reciclagem ou aprimoramento.
- A empresa definiu as competências e sabe quais habilidades ou comportamentos seus funcionários precisam desenvolver.
- A organização tem um programa estruturado para reter talentos e estes são desenvolvidos e aprimorados constantemente para, motivados e habilitados, aumentar a produtividade e gerar rentabilidade para a empresa.
Como medir os benefícios?
O primeiro passo é um
levantamento de necessidades de treinamentos que visa definir o que devemos atingir
ou onde gerar mudanças. São mudanças comportamentais ou de habilidades?
Para medir os benefícios, se
realmente aquele treinamento ou palestra foi eficiente, é indispensável um
controle de resultados. O treinamento pode ser avaliado após o término pelos participantes, (avaliação de reação) e precisa de um acompanhamento da
performance observando: aumento de produtividade, aumento da qualidade nos produtos, melhoria no atendimento, redução de reclamações no SAC, motivação, criatividade, melhoria das habilidades, redução de gastos, etc.
Exemplos: Houve redução de
acidentes de trabalho após o treinamento? Se antes do treinamento aconteciam em média dez acidentes por ano e este número reduziu para dois,
significa que não só o treinamento foi eficiente, mas também gerou benefícios para a
empresa na redução de seguros, afastamentos, licenças, etc.
O treinamento foi na área de vendas? Quantos novos clientes o vendedor desenvolveu depois de sua participação no treinamento? Muitas vezes um treinamento rápido e barato pode proporcionar
grandes lucros.
O Grupo Martins, empresa
especialista em transportes, gastava em média 170 mil litros de combustível/mês. Como a necessidade de redução era urgente, o departamento de T&D desenvolveu o treinamento
“Técnicas de Operação”, que tinha como objetivo ensinar
aos motoristas uma maneira mais eficiente de dirigir, além de manutenção dos
caminhões. Finalizado as etapas do treinamento, a empresa teve uma redução de 13% no consumo de combustível.
Antes do treinamento, cada motorista fazia 5,3 km por litros e pouco tempo depois, este número passou de 6,2 a 6,4 km por litro. Com o resultado positivo, os motoristas receberam um incentivo de 60% a mais no salário para manter as metas de desempenho, e continuaram recebendo treinamentos de reciclagens duas vezes por ano. Este é um case que mostra como o treinamento pode gerar benefícios para as empresas.
Antes do treinamento, cada motorista fazia 5,3 km por litros e pouco tempo depois, este número passou de 6,2 a 6,4 km por litro. Com o resultado positivo, os motoristas receberam um incentivo de 60% a mais no salário para manter as metas de desempenho, e continuaram recebendo treinamentos de reciclagens duas vezes por ano. Este é um case que mostra como o treinamento pode gerar benefícios para as empresas.
Dicas:
·
Relatórios: As empresas que têm um departamento
de T&D devem elaborar planilhas de custos de todos os treinamentos e
monitorar as mudanças pós treinamento, sendo mudanças quantitativas e qualitativas.
·
Feedback: As empresas terceirizadas de
treinamento ou palestrantes devem solicitar aos participantes, ao final do
treinamento/palestra, o preenchimento da 'pesquisa de reação' e em 30 dias um
feedback da contratante para verificar se o treinamento ou palestra gerou os resultados
esperados.
É possível enviar um relatório da participação de cada funcionário para a contratante com informações sobre pontualidade, trabalho em equipe, criatividades, liderança, participação, etc.
É possível enviar um relatório da participação de cada funcionário para a contratante com informações sobre pontualidade, trabalho em equipe, criatividades, liderança, participação, etc.
· Palestras motivacionais devem ter o conteúdo voltado para a realidade da sua empresa. Não é viável contratar uma palestra
motivacional com um tema genérico, sem nenhum critério, somente porque a equipe está desmotivada. Este tipo de palestra tem pouco resultado a longo prazo.
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