Você provavelmente sempre leu em livros e
artigos de vendas ou ouviu que no primeiro contato com um cliente potencial
é necessário levantar o máximo possível de informações, não é mesmo?
Essa prática para muitos é o ‘qualificar
o cliente’ e usada na abordagem de prospecção para identificar se ele tem
potencial de compra, entre outras informações.
Não existe nada de errado com essa prática, porém
percebo que os vendedores focam muito nas perguntas de qualificação e já
partem para a solução sem que a necessidade tenha "amadurecido"
na percepção do cliente.
Exemplo:
VENDEDOR: Bom dia meu nome é Carlos sou da
empresa X e somos fabricantes do produto y. Também oferecemos o serviço A, B e
C e assistência técnica com visitas periódicas. Estamos no mercado desde 1980
fornecendo para as maiores indústrias do Brasil, blá blá blá
blá.. (discurso focado no “EU”)
VENDEDOR: A empresa utiliza o produto
X? (qualificação)
COMPRADOR: Sim.
VENDEDOR: você é o responsável por compras do
produto X? (qualificação)
COMPRADOR: sim.
VENDEDOR: Quem mais decide além de
você? (qualificação)
COMPRADOR: Somente eu tomo a decisão.
VENDEDOR: Qual é a quantidade que utiliza
atualmente? (qualificação)
COMPRADOR: Umas 1000/mês.
VENDEDOR: Hoje o nosso produto y é capaz de
reduzir % de desperdícios na sua linha de produção. Na empresa Y, por
exemplo, o nosso produto reduziu os desperdício em x%.... (solução)
COMPRADOR: Mande uma apresentação da sua
empresa por e-mail..
Nos anos 70 ou até o final dos anos 90 abordagens
com o exemplo acima eram eficientes, mas não é atualmente.
Nos anos 70 os compradores tinham dificuldades de
encontrar fornecedores e eram obrigados a esperar um contato de
prospecção ou buscar nas antigas listas telefônicas e catálogos de
empresas.
Era outro contexto e outra época e fica
complicado ainda usar esse modelo.
Atualmente com tantas empresas sem diferencial
competitivo, com tantas informações sobre fornecedores na internet, abordagens
como essa são ineficientes, na grande maioria e geram objeções.
Perguntas de qualificação
As perguntas de qualificação ou como eu chamo perguntas de análise são importantes, mas
depois que você já fez uma investigação minuciosa em todos os canais possíveis,
ou seja, no Google, redes sociais, site da empresa e até conhecendo
os atuais fornecedores desse cliente potencial.
Para as vendas B2B quanto mais informações sobre o
cliente o vendedor tiver ANTES da primeira abordagem, melhor será o
desempenho de todo o processo.
Perguntas de necessidade
Em um processo de abordagem na prospecção ou até
mesmo nas reuniões de vendas, as perguntas de necessidade são as mais
importantes e são elas que vão despertar o interesse no comprador e evitar o
famoso: “mande uma apresentação por e-mail” ou outros
cortes como “Já tenho fornecedor”.
As perguntas de necessidade tem como objetivo
levantar as “dores” do cliente com determinado produto/serviço.
É importante que o próprio cliente
verbalize quais são essas dificuldades, ou em último caso, você pode
mostrar que ele tem um problema que ainda não foi identificado e que você
é a solução. Mas que essa solução seja grande, importante e indispensável
para ele, pesando mais do que o custo para solucioná-la, como falei no artigo
que pode ser lido AQUI.
Esquema de abordagem ultrapassado
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