terça-feira, 7 de abril de 2015

Seis hábitos que podem atrapalhar sua prospecção de clientes.



O seu comportamento pode ser crucial para o sucesso ou fracasso na prospecção de clientes,principalmente durante uma primeira reunião de negócios. Por esse motivo é necessário atenção para algumas atitudes que podem atrapalhar a sua atuação. Vamos conhecer 06 atitudes que podem atrapalhar sua prospecção e que estão inter-relacionadas.

Não ter foco

Ter foco é saber aonde quer chegar e traçar  suas estratégias para alcançar os objetivos. Alguns vendedores não tem foco, ou seja, saem atirando para todo lado, sem definir o perfil certo do prospect ou não fazem o acompanhamento das ações de prospecção.


Não conhecer o cliente potencial

Do mesmo modo que atiram para todo lado, não conhecem profundamente o prospect que desejam abordar. Não sabem nada sobre o negócio da empresa, sobre o decisor, não procuram mais informações na internet e nem nas redes sociais. Ainda acham que conseguem prospectar apenas fazendo um discurso sobre a sua empresa ou negócio.


Falar muito, ouvir pouco

Achar que decisores estão interessados em discursos sobre a sua empresa é atitude do passado. Hoje decisores estão focados em profissionais que possam dizer como melhorar o seu negócio e se encantam com aquele vendedor que demonstra conhecimento, podendo acrescentar seja com alguma informação, dica, sugestão ou uma grande solução. Ouça mais e fale menos sobre você. Se falar for o seu forte, fale do negócio do cliente e não do seu.

Reclamar muito

O mercado está ruim, o governo é péssimo, as vendas estão fracas. Quem passa o dia inteiro reclamando são aquelas pessoas que precisam de desculpas para justificar a falta de iniciativa para mudar. Épocas de crise exigem disciplina, inovação e criatividade. 



Não investir em redes sociais

Em 2001 quando comecei a trabalhar com prospecção de clientes a maioria das empresas anunciavam ou buscavam produtos e serviços nas páginas amarelas. Hoje,  14 anos depois, a internet mudou a forma como decisores buscam empresas. Em cinco minutos no Google ela consegue criar em sua mente se a sua empresa é confiável e com alguns cliques no LinkedIn ela consegue também ter uma imagem sobre sua empresa e também sobre seus colaboradores. Se você não investe em redes sociais, está perdendo a oportunidade de se mostrar e de interagir com seu futuro cliente.


Não investir em capacitação

A falta de tempo não é esculpa para desenvolver suas habilidades e nem anos de experiência na área que atua é motivo para achar que não pode aprender mais nada. Quem acha que já sabe tudo, corre o risco de ficar estagnado. Cursos para aprimorar o conhecimento em comportamento humano como PNL e Linguagem Corporal vão fazer toda a diferença não só em contatos telefônicos, mas também quando estiver frente a frente com o prospect.



 Fica a dica e Sucesso!