Todos os dias recebemos uma grande quantidade de e-mails,
muitos deles com a intenção de prospectar
produtos ou serviços.
Recentemente li no LinkedIn um post de uma profissional de vendas que
reclamava que a falta de gentileza das pessoas esta cada vez maior, pois
decisores nem se davam ao trabalho de
responder e-mails, sendo e-mails de prospecção ou envio de apresentações.
O que
ela analisava como falta de gentileza de decisores, eu analiso como falta de
estratégia de quem envia o e-mail, principalmente se tratando de e-mail de prospecção de
clientes.
Penso que alguns e-mails de prospecção são tão mal
formulados e mal redigidos que realmente não merecem resposta. Se você quer
prospectar por e-mail é necessário bom senso e acima
de tudo conhecer a empresa/decisor, concorrentes e o mercado. Enviar uma
mensagem padrão, igual para todos, não é
estratégia.
Vamos ver alguns exemplos?
Quem vai prospectar?
No e-mail que recebi acima, o vendedor pede para eu responder enviando o e-mail da pessoa responsável. Eu perguntou então: de quem é o trabalho de
buscar e qualificar prospect?
Um e-mail de prospecção precisa estar direcionado para o contato alvo,
aquela pessoa que vai decidir.
E como conseguir isso? Telefonando, pedindo para
a telefonista ou buscando nas redes sociais.
Nunca transfira a responsabilidade
do seu trabalho para uma cliente potencial.
Outro erro foi pedir um “ok” para depois receber uma apresentação quando ele poderia economizar o
tempo do decisor já enviando a apresentação.
Invadindo os formulários de contato
Eu chamo esse tipo de ação e estratégia preguiçosa onde o
vendedor usa um formulário de contato
porque não quer telefonar para a empresa e pedir o e-mail.
Além do
inconveniente de usar o formulário, a abordagem da mensagem foi negativa, pois
ele afirma que deu uma “olhada” no site da minha empresa e deduziu que estamos
sem profissional web.
Acredito que uma abordagem agressiva é interessante quando
se tem conteúdo relevante a oferecer, como
um diferencial ou uma solução, não apenas críticas. Ele poderia ter conseguido
a minha atenção com sugestões de
melhorias no meu site..eu iria até relevar que o contato foi feito via formulário.
Outro ponto importante quando você faz uma abordagem
agressiva é o diferencial competitivo, isto é, se você tem algo muito diferente
da concorrência, uma inovação, algo que só você pode oferecer, seja agressivo, ao contrário seja mais “suave”.
Mas como acertar no e-mail de prospecção, afinal?
- Mostrar que você é antenado e conhece o cliente, o seu negócio e somente DEPOIS descrever algo relevante a oferecer. Você pesquisou, fez a lição de casa!
- Direcionar o e-mail para a pessoa correta.
- O e-mail de prospecção tem que ser personalizado, com o nome do decisor.
- Nunca use formulários de contato do cliente.
Como poderíamos
reescrever o primeiro exemplo?
“Olá Myrian, bom dia!
Acessando o site da
Mhaya e navegando pelas páginas pude perceber que se trata de uma empresa que
busca a inovação em todas as suas ações e que atua com empresas de vários
portes e segmentos. Empresas que atuam na área de treinamento e desenvolvimento
de pessoas, precisam de material
promocional e brindes para encantar os educandos e os clientes potenciais.
A XXX é uma empresa que também busca a inovação
e temos um produto incrível , totalmente fora da caixa para uma empresa como a
Mhaya.
Estou enviando alguns cases de empresas similares, o que fizemos por empresas como X,Y e Z!
Como podemos evoluir para um bate papo informal?"
O assunto do e-mail acima, para chamar a atenção, poderia
ser simplesmente “ Sobre a Mhaya” ou
“ Mhaya”. Ao ver o
nome da minha empresa no assunto do e-mail, com certeza chamaria minha atenção.
Resumindo...
Quer ser percebido? Quer que o cliente potencial
dê atenção para seu e-mail de prospecção?
É necessário mostrar que você está
entrando em contato com ele exclusivamente e não enviando um e-mail genérico
para um monte de empresas, sem conhecê-las. As chances de sucesso serão positivas se você
conseguir se dedicar usando estratégia one to one.
Dia 12 de maio estarei ministrando mais um curso de Prospecção de Clientes onde estaremos reunidos e interagindo sobre esta e outras estratégias para prospectar melhor! Não perca, estou ansiosa para conhecer você!
Justo o que eu procurava sobre como prospectar clientes para sua empresa. Obrigada
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