segunda-feira, 6 de maio de 2013

Atendimento Humanizado - Uma Nova Geração de Atendentes

Artigo sobre atendimento humanizado em operações de aetndimento

A cliente entra em contato com a central de atendimento para solicitar um aviso viagem. A maneira como é atendida, abre espaço para comentar com a atendente que está preocupada em deixar seus cachorros com uma terceira pessoa enquanto fica um mês no exterior, em viagem para conhecer os netos. 
A atendente tranquiliza a cliente e ao final da ligação, deseja que a cliente aproveite bem a viagem e a companhia dos netos.

Em outra ligação, a atendente diante de uma solicitação de cancelamento de seguros de Vida ou Acidentes Pessoais, percebe um choro de  bebe na casa e inicia um diálogo:

“A Senhora tem filhos?
-Sim tenho um de 15 dias!
-Nossa! 15 dias? Parabéns! É menino ou menina?
-É uma menina!
-Como se chama?
-Clarissa!!
- Sra. Ana, eu aconselho a  senhora  manter o seu seguro de vida e de acidentes pessoais, pois hoje manter um seguro desses é uma opção inteligente, principalmente para a senhora que tem um bebe! A senhora estará pensando na Clarissa, caso, repentinamente venha a faltar, ou no seu próprio bem estar em caso de um acidente”.

O seguro foi mantido, pois a cliente se sentiu acolhida, sentiu que estava falando com uma pessoa que entendia das suas necessidades. O processo de retenção soou como um conselho de amiga.
Essa maneira de envolver o cliente em uma conversa informal é a estratégia de algumas empresas para reter ou vender seus produtos. Para o sucesso deste atendimento, é imprescindível profissionais qualificados, atentos ao perfil e características do cliente, além é claro de empatia.

As empresas de Call Center já estão contratando profissionais de atendimento para essa nova necessidade do mercado, ou seja,  um profissional que atende o cliente sem nenhum script em tela, que recebe treinamentos mensais para sua capacitação, conhece profundamente o produto e com grandes habilidades de ouvir o cliente nas entrelinhas.  Não é um atendente, mas um especialista em atendimento.

Será o fim do atendimento robotizado?

Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário