A cliente entra em contato com a central de atendimento para solicitar um aviso viagem. A maneira como é atendida, abre espaço
para comentar com a atendente que está preocupada em deixar seus cachorros com
uma terceira pessoa enquanto fica um mês no exterior, em viagem para conhecer
os netos.
A atendente tranquiliza a cliente e ao final da ligação, deseja que a cliente aproveite bem a viagem e a companhia dos netos.
A atendente tranquiliza a cliente e ao final da ligação, deseja que a cliente aproveite bem a viagem e a companhia dos netos.
Em outra ligação, a atendente diante de uma solicitação
de cancelamento de seguros de Vida ou Acidentes Pessoais, percebe um choro
de bebe na casa e inicia um diálogo:
“A Senhora tem filhos?
-Sim tenho um de 15 dias!
-Nossa! 15 dias? Parabéns! É menino ou menina?
-É uma menina!
-Como se chama?
-Clarissa!!
- Sra. Ana, eu aconselho a senhora manter o seu seguro de vida e de acidentes pessoais, pois hoje
manter um seguro desses é uma opção inteligente, principalmente para a senhora
que tem um bebe! A senhora estará pensando na Clarissa, caso, repentinamente venha a faltar, ou no seu próprio bem
estar em caso de um acidente”.
O seguro foi mantido, pois a cliente se sentiu acolhida,
sentiu que estava falando com uma pessoa que entendia das suas necessidades. O
processo de retenção soou como um conselho de amiga.
Essa maneira de envolver o cliente em uma conversa
informal é a estratégia de algumas empresas para reter ou
vender seus produtos. Para o sucesso deste atendimento, é imprescindível
profissionais qualificados, atentos ao perfil e características do cliente,
além é claro de empatia.
As empresas de Call Center já estão contratando
profissionais de atendimento para essa nova necessidade do mercado, ou
seja, um profissional que atende o
cliente sem nenhum script em tela, que recebe treinamentos mensais para sua
capacitação, conhece profundamente o produto e com grandes habilidades de
ouvir o cliente nas entrelinhas. Não é
um atendente, mas um especialista em atendimento.
Será o fim do atendimento robotizado?
Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.
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