domingo, 7 de agosto de 2011

A Agora, Sr. Vendedor?

Quando eu era adolescente, minha mãe costumava comprar sapatos na Pontal da Teodoro Sampaio, em São Paulo. O motivo era um vendedor que sabia exatamente o que queríamos. Ele sabia o nosso número, a cor e os modelos que iriam nos agradar. 

Dicas da Myrian E agora, sr. vendedor?
Em meus treinamentos costumo dizer que o vendedor já nasce com esse dom, da mesma forma que algumas pessoas têm o feeling certo para trabalhar com atendimento ao cliente e outras não. Pessoas criativas já nascem com o dom para serem ótimos publicitários, enquanto aquele que fez a melhor faculdade, talvez não consiga deslanchar na carreira e se torna um profissional medíocre.

Isto é uma essência da própria pessoa, todos concordamos,  mas é suficiente?
Podia ser há 20, 30 anos atrás.

É inacreditável que hoje, os profissionais de vendas, não se reciclam, não se qualificam, muitos não tem acesso ás redes sociais da internet por achar isso uma bobagem! Também não participam de cursos, treinamentos e nem mesmo de palestras.
Não faz muito tempo, ministrei treinamento fechado para nove vendedores da mesma empresa e um deles, ficou durante as oito horas do treinamento, repetindo a mesma frase “Tenho 20 anos de vendas e agora tenho que fazer curso de vendas!”.

Por que não?

Por que não agregar  mais conhecimento ao que já temos na nossa bagagem?
Por que não conhecer novas idéias? Por que dizer NÃO ao novo?
O perfil necessário para esse novo profissional de vendas, esse profissional de novos tempos, é o do Camaleão.
O Camaleão é um animal que tem a capacidade de se adaptar ao ambiente. O Vendedor-Camaleão é aquele que tem a capacidade de se adaptar às novas tendências, as novas tecnologias e também ter a capacidade de se adaptar a cada cliente.
Vendedor-Camaleão tem habilidades para entrar em sintonia, usar o rapport, perceber qual sinal o corpo  está enviando..ele decifra pessoas!

Muitos vendedores demoram meses para conseguir agendar uma reunião ou  uma visita em uma empresa,  e jogam a oportunidade fora apenas por não conseguirem entrar em sintonia com a pessoa que decide. E pensam “Por que será que eu não consegui?”.
Não foi por causa do preço ou da qualidade. Não foi porque o concorrente tinha mais vantagens ou porque tinha melhor prazo de pagamento ou entrega mais rápida.
Qual foi o motivo?
Foi apenas falta de sintonia entre você e aquele cliente que você tanto almejava.
Não apenas olhe, mas observe, não apenas ouça, mais escute!

Não importa quantos anos de experiência você tenha, se tratando de pessoas, nosso aprendizado é infinito.


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Um comentário:

  1. Querida Myrian, adorei o seu texto e concluí que preciso te aproveitar melhor. bjks

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