“Se eu
perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um
cavalo mais rápido”
Henri Ford
Perguntas são o gatilho que muda o mundo.
Até hoje os
cientistas se perguntam porque surgiu o universo, se a opção sexual é definida
pela genética, se Deus existe e personalidades do meio científico como Stephen Hawking, viveram e vivem
em função de responder perguntas. A partir dessas perguntas e a busca por respostas podemos participar
das mudanças no mundo e na sociedade.
Baseado nessa premissa, podemos afirmar que mais importante
do que as respostas são as perguntas e como elas são formuladas, pois questionamentos podem fazer pessoas refletirem, despertar a atenção, podem motivar/desmotivar, disseminar uma nova ideia, levar pessoas a agir e, sobretudo, ser uma ponte na comunicação entre as partes. Como saber mais
sobre algo ou alguém se não perguntarmos?
Li em um artigo que quando um psiquiatra precisa definir a
personalidade de uma pessoa, ele não pergunta simplesmente: “O senhor é um
psicopata?” ou “A senhora é bipolar?”
Isso porque, perguntas diretas mal formuladas permitem que a
resposta surja como uma barreira ou criam uma má impressão no interlocutor.
Psiquiatras estruturam as perguntas quase como uma investigação, uma sondagem, para
induzir a pessoa a falar
cada vez mais, para assim construir um perfil.
Por que na prospecção de clientes tem que ser diferente?
Observe as
perguntas abaixo, comuns no processo de prospecção por telefone:
Vendedor: “É
uma boa hora para conversarmos?”
Decisor : “Não”
Vendedor: “O
senhor tem três minutos?”
Decisor: “Não”
Perguntas
impactantes
Nos exemplos
acima, as perguntas fechadas quase imploraram por um não. Porém é possível
formular perguntas fechadas capazes
de induzir uma resposta, a resposta que você precisa e quer ouvir para
continuar a sua abordagem.
Uma pergunta poderosa e impactante é aquela que foca nossa
atenção e nos envolve. É uma pergunta que envolve todo o pensamento e o comportamento que ocorre posteriormente. Deve
motivar e levar a reflexão.
Exemplos:
- “Posso falar em 3 minutos como reter seus clientes?”
- “O Sr. sabe como evitar manutenções frequentes no produto X?"
- “O Sr. sabe quantos clientes perdeu nos últimos 12 meses?”
- “O Sr. conhece uma caixa que substitui a que a sua empresa utiliza por valor menor?”
Os exemplos das perguntas
acima têm o propósito de fazer o decisor refletir, despertar a curiosidade
ou gerar um diálogo, evitando barreiras.
Perguntas indiretas:
“Gostaria de
falar sobre os problemas com entregas?”
Perguntando
desta maneira passa desapercebido que o que você quer são informações sobre a
concorrência, seria diferente se você perguntasse: “Como é a entrega do atual fornecedor?”
Perguntas abertas:
Perguntas abertas ativas: deixam espaço para o
decisor expresse sua opinião
Exemplo: “O que poderia ser melhorado
neste produto?”
Vamos ver a diferença?
Aberta e ativa: “Como se sente a
respeito do nosso atendimento?”
Fechada: “Você gosta do nosso
atendimento?”
Perguntas abertas com escolha
Que
melhorias você implementaria no fornecimento deste produto?
(
)Facilidade na montagem
(
)Preço
(
)Entrega mais rápida
(
)Suporte 24hs
( )Outras ___________________
Neste tipo de pergunta, as opções que
você dá ao decisor são os pontos de deficiência do atual fornecedor e que você
pode suprir. É a técnica do levantamento dos problemas, ou lembra-lo dos
problemas para depois sugerir uma solução.
É a pergunta que lhe dá também uma visão
da área onde o cliente está mais insatisfeito. Se o cliente responde “entrega
mais rápida”, por exemplo, você pode continuar a perguntar até chegar ao
agendamento.
“O Sr. acha interessante um sistema
just in time?”
“Entrega programada resolveria o
problema?”
Deixa que na opção "outras" o cliente expresse sua opinião abertamente.
A Pergunta na hora certa
“Meu nome é Alice e sou da XXX. A XXX é uma empresa especializada em YYY. Tenho uma
solução inovadora e de baixo custo para lhe apresentar! Será que podemos
agendar nesta semana uma apresentação dos nossos serviços? Tenho certeza que a
nossa proposta vai ser surpreendente.”
Nunca esquecer que as abordagens
padronizadas e clichês tem pouco resultado.
A pergunta no processo de prospecção
tem como principal objetivo despertar o interesse e sondar. Uma pergunta
pedindo o agendamento de reunião só deve ser colocada após a sondagem ou quando
o cliente demonstrar muito interesse e curiosidade, ao contrário, o cliente
pode falar um “não” ou “no momento não, ligue daqui a 30 dias” e outra
oportunidade para despertar o interesse vai ser muito mais difícil.
A estratégia
é perguntar-instigar-perguntar-interesse-agendar.
Lembre-se
sempre que você não é o único que está prospectando. Finalizo com uma pergunta:
Quantas ligações prometendo uma grande
solução será que o seu cliente recebeu hoje?
Fica a dica e sucesso!
Muito Bom ...perguntas certas no momento certo...Bons negócios!
ResponderExcluirObrigada pela visita Giovanni e pelo comentário! Bons negócios e sucesso!
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