O que é uma rede social? "Espaço onde o indivíduo se relaciona diretamente com um ou mais indivíduos, formando um grupo, que juntos formam uma rede de relacionamento."
O LinkedIn, uma das mais promissoras redes de relacionamento para realizar networking, somou no Brasil a marca de 15 milhões de usuários em 2013, segundo a revista Exame, e 50% a mais que em 2012.
Com esse número, o Brasil mantém a terceira posição entre os
países com mais pessoas no LinkedIn. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, com
84 milhões, e da Índia, com 21 milhões.
Já posso sentir, aqui da minha cadeira, os olhos de vocês
brilhando diante das perspectivas de realizar contatos e ampliar negócios de uma maneira mais direta do que um contato telefônico ou um e-mail de prospecção.
Até aqui o que escrevi não é novidade e não é o foco
deste artigo. Também não vou falar como fazer networking nas redes sociais porque encontramos essas
informações disponíveis no google e vídeos explicativos no Youtube.
Eu quero focar nas abordagens no LinkedIn, pois não adianta saber encontrar, saber manter um perfil
atualizado, ter as melhores qualificações e indicações e uma péssima abordagem.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma
coisa e esperar resultados diferentes”
Um exemplo para a frase acima, muito divulgada nas mídias sociais e erroneamente
atribuída a Einstein, pode ser observado
nas duas figuras abaixo:
Se um e-mail com o assunto “apresentação” tem um retorno baixo e pedir para alguém passar informações
para a diretoria também não é muito viável, por quê essa estratégia
daria certo em uma rede social?
Relacionamento
Se rede social é um espaço onde o indivíduo se relaciona,
forma grupos, interage, você tem a oportunidade de fazer muito
mais do que contatos padronizados. Esqueça a palavra “apresentação”! Tenha uma
forte presença nos grupos e participe das postagens dos outros membros, expondo
suas ideias, mostrando que tem algo a dizer.
Observe abaixo como eu fui abordada por um profissional no
LinkedIn:
Resumindo..
- No LinkedIn você consegue localizar os decisores na página das empresas, evitando assim enviar informações “a/c ”. Quanto mais você é relevante, participativo, mas chances você tem de ser adicionado e procurado. Se não localizar a pessoa, pergunte, peça para ser indicado!
- Assim como nos e-mails de prospecção, é necessário atenção ao assunto, ao tipo de abordagem e ao corpo da mensagem. Lembrando que enviar muitas mensagens ou a insistência pode criar uma imagem negativa.
- Seja generoso com as informações e dicas! Dê sem a intenção única de receber algo em troca!
- Agradeça os comentários. Agradeça o adicionamento. Seja inesquecível. Ganhar a afeição das pessoas conquista respeito.
Tudo é muito simples. Atenção! Eu disse simples, mas não
disse que é fácil!
Fica a dica e sucesso!
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