Em 2001 um cliente tinha uma
vasta lista de inativos em sua carteira. Em reunião, questionei esse grande
número de clientes que não estavam comprando e dos perdidos e fui informada pela diretoria que esses clientes
tinham migrado para a concorrência por causa da política de preços da empresa.
Resolvi então fazer uma telepesquisa e o resultado foi totalmente, o oposto
da informação da diretoria. A grande maioria, 70% dos clientes, tinham deixado de comprar
apenas por problemas frequentes de atraso na entrega, ou seja, pelo péssimo atendimento.
Mas é possível recuperar
clientes perdidos?
Sim, é possível e muitas
vezes necessário para manter a lucratividade da empresa.
Para fazer uma campanha
de recuperação de clientes inativos e perdidos, é preciso primeiro descobrir a causa. Nós fazemos isso através de
uma Telepesquisa de Satisfação com foco no reagendamento de uma visita. Com o resultado da telepesquisa em mãos, se a causa for problemas com o atendimento de um vendedor,
aconselhamos a empresa a substituir este por outro.
Vamos então às etapas para recuperar clientes inativos
e perdidos:
1. Defina se o cliente é
inativo ou perdido
Cliente
Inativo:
Cliente inativo é aquele que dá sinais claros de que
está deixando de consumir o produto e/ou serviço que sua empresa vende, mas que
ainda não trocou você pelo concorrente. Empresas e consumidores têm um ciclo de
compras diferente. Alguns são de 30 dias, ou seja, se o cliente ficar 40 dias
sem comprar, é um sinal claro de quebra de ciclo. Nesse momento, ele dá sinais
de inatividade. Essa é a hora de agir.
Cliente
Perdido ou Ex-cliente:
È aquele que por motivos diferentes migrou para a
concorrência. Os motivos geralmente são:
- Preço
- Prazo de entrega
- Qualidade
- Atendimento
- Condições de pagamento
2. Rentabilidade
x Volume de Vendas
Nem os clientes
devem ser recuperados. A maioria das empresas brasileiras avalia os clientes
pelo volume de vendas, e não pelo lucro.
Muitas vezes o cliente tem um grande volume de vendas,
mas por outro lado devemos medir o quanto esse cliente custa para ser atendido.
Para se recuperar clientes, é necessário analisar os valores que eles representam para a nossa
empresa:
· Valor Vitalício (VT) é toda a lucratividade ao longo de sua relação com a
empresa.
· Valor Potencial (VP) é a lucratividade em negócios futuros que o cliente
pode realizar com a sua empresa.
Uma forma de
verificar o Valor Potencial de um cliente é conseguir dados sobre quanto ele comprou da sua empresa em certo período, quanto ele está comprando do concorrente e o que está comprando.
Se o cliente compra conosco e do concorrente, ele tem um potencial de compra a ser desenvolvido.
Se o cliente compra conosco e do concorrente, ele tem um potencial de compra a ser desenvolvido.
Tipos de Clientes que não precisam ser recuperados:
· Cliente ‘prostituto” – aquele que abandona a sua empresa por qualquer
promoção do concorrente, voltam e podem abandonar novamente.
· Cliente ‘leilão” – Aquele que tenta fazer um leilão do seu produto
· Clientes com baixa frequência de compra ou clientes
pouco rentáveis devido ao alto custo
para atendê-los ou pelo pequeno valor financeiro que ele representa.
· Clientes Problemas- Aqueles em que o relacionamento ficou muito desgastado por várias
reclamações e que perdeu e confiança em nossa empresa.
Don Peppers afirma que alguns clientes, o que ele chama de belows zeros, ou clientes
que nos dão prejuízo, não devem ser recuperados e realmente devem ser
incentivados a abandonar a empresa. O principal motivo para empresas acumularem clientes não lucrativos é a falta de qualificação na prospecção de clientes. É o ficar atirando para todos os lados, sem uma análise do potencial ou dos custos para atendê-lo.
que nos dão prejuízo, não devem ser recuperados e realmente devem ser
incentivados a abandonar a empresa. O principal motivo para empresas acumularem clientes não lucrativos é a falta de qualificação na prospecção de clientes. É o ficar atirando para todos os lados, sem uma análise do potencial ou dos custos para atendê-lo.
3. OUVIR ,
APRENDER, CORRIGIR
Definidos
os clientes que serão recuperadas, é hora de escolher a forma de contatá-los.
Este contato deve ser feito imediatamente, assim que a empresa perceber que o cliente se tornou inativo, pois é mais fácil recuperá-lo quando os motivos que o levaram a deixar de comprar ainda estão frescos em sua memória.
Este contato deve ser feito imediatamente, assim que a empresa perceber que o cliente se tornou inativo, pois é mais fácil recuperá-lo quando os motivos que o levaram a deixar de comprar ainda estão frescos em sua memória.
Exemplo: se o ciclo de venda é
trimestral, não faz sentido algum perguntar dois anos depois o motivo de sua
desistência.
3.1 Ouvir
o cliente inativo e perdido
Ouvir os clientes inativos e perdidos
nos leva a repensar nossa política de comercialização e a reestruturar a empresa de forma a adequá-la às expectativas do cliente.
A humildade do aprendizado é
muito importante nesse processo, ainda mais se a tentativa for recuperar o
cliente.
3.2
Aprender
Aprender
com os erros ou
aprender sobre os seus pontos negativos é o segundo passo para recuperar clientes e
implantar na empresa processos para não perdê-los novamente. Não basta conversar, não
basta apenas ouvir, é preciso aprender com os fatos relatados por eles.
3.3
Corrigir
Após ouvir o cliente e aprender, é
necessário corrigir para não repetir o erro.
Vejo empresas que querem recuperar seus inativos, mas continuam agindo da mesma forma. Foi o que aconteceu com o cliente que citei no início deste artigo..
Vejo empresas que querem recuperar seus inativos, mas continuam agindo da mesma forma. Foi o que aconteceu com o cliente que citei no início deste artigo..
Na próxima matéria
vou postar o formulário de três Telepesquisas com situações diferentes que realizei para recuperar 300 clientes perdidos de
uma empresa de embalagens. Também vamos falar dos clientes nervosos.
Aguardem! Fica a dica e sucesso!
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