quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Linguagem Corporal: O Segredo dos Teus Olhos




Olhos nos olhos, quero ver o que você diz, quero ver como suporta me ver tão feliz (Chico Buarque)


Você já deve ter, em algum momento da sua vida, ter sentido dúvida ou mal estar quando determinada pessoa desviou o olhar enquanto você explanava sobre um assunto importante ou porque as palavras diziam algo que o olhar não confirmava.
Em 2010, O Segredo dos Teus Olhos, filme argentino baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri , conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Além de excelentes atores, da fotografia e do final surpreendente, neste filme, indiretamente recebemos uma lição de Linguagem Corporal.
No filme, Benjamín Espósito, uma gente da justiça penal da Argentina decifra um crime após observar, em algumas fotos antigas de família, um homem que mantém em todas elas um olhar insistente e uma expressão pertubadora para a vitima que foi brutalmente assassinada, em situação misteriosa.


video

Algumas correntes de especialistas em Linguagem Corporal, principalmente psicólogos, descartam as pistas oculares estudadas por Bandler,  porém particularmente, em meus estudos de PNL e Linguagem Corporal, tenho certeza de que os conceitos se completam. 
O conhecimento e observação das pistas oculares podem nos orientar a rastrear  as emoções da pessoa com quem estamos dialogando. Você já sabe que quando uma pessoa pensa, ela acessa partes distintas do cérebro como lobo parietal, lobo ociptal, etc.,e seus olhos revelam sinais deste caminho percorrido. 
As pistas oculares também podem nos informar qual é o sistema representacional da pessoa, como ela codifica o mundo que a cerca, nos ajudando a compreender melhor a sua forma  de interpretar esse mundo e se expressar.

Olhos e a emoção

Raiva, aborrecimento, amor, hostilidade, sarcasmo, afeição, tristeza, todas as emoções podem ser reconhecidas através de uma simples observação no olhar, em conjunto com os gestos, expressões, micro expressões e postura.
Estímulos físicos como luz podem provocar a dilatação das pupilas, mas a maior razão para isso acontecer são os estímulos emocionais, ou seja, quando a pessoa vê algo prazeroso, de acordo com os estudos do Dr. Eckard Hess, chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Chicago. 

Baseado nesse e outros estudos, Barbara Peace e Alan Peace, autores do livro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, aumentaram em 45% as vendas da Revlon apenas colocando modelos com as pupilas dilatadas em catálogo de batons.

O que a PNL tem a acrescentar?

Bandler observou que as pessoas movem seus olhos em direções metódicas, dependendo do tipo de pensamento que estão tendo ou como acessam melhor esses pensamentos. É um indicador de como pensamos, ou nosso sistema representacional preferido.
  • Uma pessoa que percebe o  mundo visualmente, além de se expressar com termos visuais, ela tenderá a mover os olhos para o alto;
  • A pessoa que percebe o mundo através de sons, manterá  seus olhos permanecerão na linha horizontal;
  • Quando estamos em um diálogo interior, nossos olhos se voltam para baixo, à direita.
  • Quando revivemos experiências ou experimentamos uma emoção ou uma sensação, nossos olhos moverão para baixo, à esquerda .

Importante: tudo isso do ponto de vista do observador.

Vamos analisar, com base nos conceitos de Bandler, uma entrevista com a top model Gisele Bündchen?

video




Olhando para baixo e a  direita Gisele estava em um diálogo interior, é falar a verdade sobre sentimento que vivenciou, por exemplo.



Olhando para cima e a  direita Gisele capta imagens relacionadas a experiências vividas.


Novamente Gisele olha para cima e a direita ao se recordar de cenas no desfile. Ela está lembrando de imagens.


Ao falar de suas emoções, ela olha para baixo e a esquerda. Ela está realmente recordando emoções.

Pela análise do vídeo, percebi que o sistema representacional predominante na Gisele é o visual e em segundo o cinestésico, o que é fácil verificar não só pelo movimento ocular predominante (olhar para cima) como também pelos predicados que ela usa com mais frequência como:

"Confortável, se sentir bem, energia, outra visão, os olhos do mundo, vê todo mundo."

Então, se um dia surgir uma oportunidade única de vender algo ou para fazer parte da equipe da Gisele Bündchen, tente se igualar usando os predicados visuais e cinestésicos! Essa é uma das maneiras de entrar em rapport!
Importante para a leitura correta dos movimentos oculares e da Linguagem Corporal é não fazer isso isoladamente, ou seja, é importante observar todo o contexto: momento, palavras, gestos, expressões, postura.

Eu não diria que é preciso se aprofundar nos estudos da  da PNL e da Linguagem Corporal, pois você sabe, seja qual for a sua atividade, que conhecer o comportamento humano é essencial. 
Minha segunda dica, como cinéfila de carteirinha, é que assistam o filme O Segredo dos Teus olhos!

Fica a dica e sucesso!