terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Significado de Tudo




Michel Ribeiro, diretor  da Escola Brasileira de PNL, contou em uma Palestra que conheceu os dois filhos de um ladrão. Um deles estava preso por roubo e cumpria pena em uma prisão e o outro se tornou padre. Perguntou ao presidiário porque ele se tornou um ladrão e este respondeu: “Tendo um pai como o meu, o que mais eu poderia ser?”. A mesma pergunta foi feita ao outro, ou seja, porque ele tinha se tornado padre, o que ele respondeu: “Tendo um pai como o meu, o que mais eu poderia ser?”

As suas lentes determinam seus significados


Vamos imaginar duas pessoas que olham, por exemplo, para um idoso sentado no banco em uma praça. Uma delas pode olhar a cena com desgosto pensando em uma vida sofrida, que a velhice é o fim de tudo, uma etapa de sofrimentos.
A outra pode olhar a cena e imaginar que aquele senhor viveu intensamente, que criou uma bela família, é feliz, realizado e que agora  pode relaxar e viver o que resta tranquilamente.
A primeira pessoa pensa que ele está sozinho, desamparado, triste. Quem sabe?
A outra pessoa pode achar que ele esta tranquilo observando as outras pessoas em um dia morno de sol, pode estar esperando sua companheira, seus filhos, etc. Quem sabe?
Qual das duas pessoas está certa? Apenas uma delas, as duas ou nenhuma? Cada uma deu o significado de acordo com seus filtros e crenças! 

Nós costumamos atribuir significado a tudo. 

Você dá bom dia para o seu chefe e ele murmura um bom dia baixo. Você logo significa que ele está bravo com você, que seu trabalho não está sendo bem executado e lá vem a sua crença limitante que lá no fundo do inconsciente você tem sobre seus valores, competências e habilidades! Mas o seu chefe deu um bom dia baixo apenas porque o carro não pegou logo de manhã e ele preocupado,  estava pensando se leva na oficina no horário do almoço ou não!

Dependendo das crenças que você desenvolveu durante a sua vida, você vai dar significados diferentes para os objetos,  situações e até palavras, sejam elas faladas ou escritas!
É como se você usasse lentes  que tanto  podem  diminuir sua visão ou ampliá-las, podem enaltecer certos pontos ou deslocá-los, podem dar cores brilhantes ou deixá-las opacas e sem vida. As pessoas dão significados que muitas vezes só existem na percepção delas! Por esse motivo quando fazemos a leitura da linguagem corporal de pessoas, precisamos nos atentar ao momento e contexto para não significar de acordo com nossas lentes.

O significado de alguns acontecimentos depende da lente pelo qual o enxergamos. Se você mudar de lente, muda também o significado. A esse processo de mudar o significado das coisas chamamos de ‘Ressignificar’.
Quando você não alcança suas metas, quando um relacionamento não dá certo, é um fracasso ou uma maneira de aprendizado, de tentar novamente, mas de uma maneira diferente? Alguns enxergarão o fracasso como uma mola propulsora para a eficiência e aprimoramento e para outros vai se tornar uma crença limitante. 

Ressignificar é uma negação? É uma forma de encobrir a realidade? É virar uma Pollyana e fazer de todo limão uma limonada? E será que podemos transformar qualquer limão em limonada? E quando somos vitimas de grandes tragédias? Como não dar um significado negativo? 
Vamos conversar melhor sobre ressignificação no próximo artigo.

Fica a dica e sucesso!